Gestantes já podem se vacinar para proteger o bebê contra bronquiolite
Imunização está disponível nas UBS do município e protege bebês contra formas graves de doenças respiratórias nos primeiros meses de vida
A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou no dia 11 de dezembro a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana de gestação. É importante as mães se vacinarem, pois isso melhora a imunidade dos filhos, principalmente bebês menores de 6 meses de idade - que podem sofrer com formas graves de doenças do trato respiratório inferior, especialmente a bronquiolite. A ação integra a estratégia de vacinação de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e seguirá durante todo o ano de 2026.
O VSR é um dos principais causadores de infecções respiratórias graves em recém-nascidos, podendo levar a complicações e internações hospitalares.
A imunização é realizada com a vacina VSR A e B (recombinante), aplicada em dose única a cada gestação, sem restrição de idade da gestante, inclusive para menores de idade. A vacina estimula a produção de anticorpos maternos, que são transferidos ao bebê, oferecendo proteção nos primeiros meses de vida.
As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de Atibaia, conforme o horário de funcionamento das salas de vacina. Para se vacinar, a gestante deve procurar a unidade a partir da 28ª semana de gestação, portando documento pessoal, cartão da gestante, exame comprobatório ou relatório de profissional de saúde de nível superior e cartão de vacinação.
Os recém-nascidos de gestantes não vacinadas apresentam maior risco de desenvolver doenças graves e complicações causadas pelo VSR. A meta do município é alcançar 80% de cobertura vacinal entre as gestantes, ampliando a proteção à saúde materno-infantil.
Em casos de febre ativa, gestantes alérgicas, imunossuprimidas ou com distúrbios de coagulação, devem informar sua condição ao profissional da sala de vacina antes da aplicação. A vacina é contraindicada apenas em situações de hipersensibilidade às substâncias ativas ou a qualquer componente da fórmula. Em caso de dúvida, a orientação é procurar a equipe de saúde da unidade.
A vacinação contra o VSR é mais uma ação da Prefeitura de Atibaia voltada à prevenção, cuidado e proteção da vida desde os primeiros dias.