Atibaia recebe mutirão de assistência em saúde, com consultas médicas e atendimentos gratuitos, por meio do Programa PECA
Atendimentos acontecem de 26 a 31 de janeiro e priorizam pacientes da fila de espera do município
Atibaia receberá, ainda neste mês, um mutirão de atendimentos multiprofissionais em saúde promovido pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em parceria com a Prefeitura. A iniciativa tem como objetivo priorizar o atendimento de munícipes que aguardam na fila de espera por consultas e exames no município, sem deixar de contemplar também a população em geral.
Os atendimentos acontecerão entre os dias 26 e 31 de janeiro, das 8h às 17h, e integram o Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA), projeto de extensão universitária e voluntário da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). O acesso do público será pela Escola Municipal Eleonor de Barros, localizada na Rua Vereador Pedro Tacco, nº 148, no Centro.
Diariamente, serão distribuídas 50 senhas no período da manhã para demanda espontânea — ou seja, atendimento sem agendamento prévio. Essas senhas serão distribuídas por ordem de chegada. Além disso, todos os dias serão atendidos 70 pacientes da fila de espera do município.
O mutirão oferecerá atendimentos nas seguintes especialidades: cardiologia, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, enfermagem, fisiatria, fisioterapia, fonoaudiologia, geriatria, ginecologia e obstetrícia, neurologia, neurologia pediátrica, nutrição, odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, pediatria, psicologia, psiquiatria, radiologia e urologia. De acordo com a avaliação clínica, exames poderão ser realizados após as consultas.
Como serão realizados os atendimentos?
Ao chegarem, os pacientes recebem sua senha e são conduzidos até a quadra da escola Eleonor de Barros, onde haverá uma estrutura montada para a realização da triagem e pré-atendimento. Os atendimentos acontecerão nas salas e nos espaços livres das escolas Maria Helena Ferraz e Eleonor de Barros.
Os serviços serão prestados por estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde, como Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, entre outras, sempre sob supervisão de professores universitários e profissionais de saúde habilitados.
A Secretaria Municipal de Saúde está entrando em contato com os munícipes que se encontram em fila de espera por exames e consultas para oferecer o atendimento por meio do programa. A vinda do PECA a Atibaia integra o trabalho de articulação da Prefeitura para agilizar os atendimentos na área da Saúde, reduzir a demanda reprimida de especialidades e exames e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação de profissionais comprometidos com o SUS.
Em 2025, a Prefeitura já promoveu mutirões e ações pontuais com esse mesmo objetivo, como a realização de exames de mamografia, endoscopia e colonoscopia, por meio de ônibus de exames e mutirões realizados aos fins de semana.
Programa Expedições Científicas e Assistenciais (PECA)
O PECA é um projeto de extensão universitária e voluntário da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), que promove ações integradas de assistência em saúde, ensino e pesquisa em municípios do Estado de São Paulo, sempre em contextos distintos da realidade da capital.
Realizado anualmente na última semana de janeiro, durante o recesso acadêmico, o programa reúne alunos e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Biomedicina, Psicologia e Odontologia, além de profissionais voluntários dessas e de outras áreas da saúde.
Ao longo de seus 21 anos de existência, o PECA já passou por 11 municípios paulistas, realizou cerca de 22 mil atendimentos e beneficiou mais de 8 mil pessoas, contando ainda com a participação de aproximadamente 2,9 mil estudantes, que vivenciam uma importante experiência prática, social e comunitária.
Ações de educação em saúde
Além dos atendimentos assistenciais, o PECA promoverá diversas ações educativas, com palestras, oficinas e rodas de conversa voltadas à população e a profissionais do município.
Fonoaudiologia – Palestras
• Amamentação – 27/01, das 14h30 às 16h – CER Atibaia – Público: gestantes e lactantes
• Linguagem e aprendizagem – 28/01, das 14h30 às 16h – CER Atibaia (local sujeito a alteração) – Público: professores do 1º ao 3º ano
• Acidente Vascular Encefálico: prevenção – 29/01, das 14h30 às 16h – CER Atibaia – Público: idosos e familiares
Nutrição – Oficinas
• Redução do consumo de sódio – 26/01 e 30/01, às 15h
• Higienização de alimentos – 28/01, às 15h
• Redução do consumo de ultraprocessados – 27/01 e 29/01, às 15h
(Local: Escola Eleonor de Barros – Público em geral)
Enfermagem – Rodas de conversa
Temas como AVE (Acidente Vascular Encefálico), menopausa, diabetes, prevenção de quedas, sexualidade e contracepção, entre os dias 26 e 30/01, às 13h, na Escola Eleonor de Barros.
Odontologia
• Orientação de higiene bucal – 26 a 29/01
• Prevenção do câncer de boca – 30 e 31/01
(Local: Escola Eleonor de Barros)
Psicologia – Oficinas temáticas
Atividades voltadas a crianças, jovens, mulheres, idosos e público geral, entre os dias 27 e 31/01, com foco no fortalecimento de vínculos, identidade, memória, redes de apoio e integração comunitária.
Farmácia e Biomedicina – Rodas de conversa
Orientações sobre vacinação, higienização das mãos e uso correto de medicamentos, de 26 a 30/01, às 10h, na Escola Eleonor de Barros.