Cultura, agricultura local e sustentabilidade: os avanços de Atibaia em 2025

Eventos culturais, valorização da produção local, educação ambiental e fortalecimento da defesa animal marcam o primeiro ano da gestão

Cultura, agricultura local e sustentabilidade: os avanços de Atibaia em 2025

Dando continuidade à série de matérias sobre os temas apresentados no evento de prestação de contas da Prefeitura, realizado na segunda-feira (8), no Cine Itá, desta vez o enfoque é Cultura, Agricultura e Meio Ambiente. Embora sejam áreas distintas, cada uma sob responsabilidade de sua respectiva secretaria, tratam de temas profundamente conectados e diretamente relacionados à identidade de Atibaia e de sua população.

Rica em tradições culturais centenárias, Atibaia também se destaca pelo patrimônio ambiental, como o Monumento Natural da Pedra Grande e suas extensas áreas de matas, rios e córregos. Na agricultura, o município reafirma sua vocação com o reconhecimento de “Cidade do Morango”, fruto do trabalho dedicado e especializado de produtores locais ao longo de muitos anos – um elemento que reforça, inclusive, a identidade cultural da cidade.

A seguir, apresentamos um panorama das ações e principais conquistas nessas áreas em 2025, evidenciando seu papel estratégico para o desenvolvimento sustentável do município.

 

Cultura

Atibaia é uma cidade turística, de rica cultura, repleta de paisagens exuberantes e com uma história ligada ao período dos bandeirantes. É muito procurada por visitantes interessados em vivenciar experiências, explorar seus recantos e conhecer seus sabores e tradições. Hoje, ocupa a quarta colocação no novo ranking das estâncias turísticas do Governo do Estado, o que reforça sua vocação no setor. 

No novo catálogo da São Paulo State Film Commission, publicação que reúne os principais destinos do Estado para filmagens, Atibaia figura entre os “Top 10” municípios recomendados, reconhecimento que evidencia não apenas a diversidade de cenários locais, mas também a capacidade da cidade de receber produções com qualidade e estrutura.

Nesse contexto de valorização cultural associada ao turismo, a Prefeitura tem atuado para promover eventos em diferentes vertentes, incentivando a produção cultural e artística.

Logo no início de 2025, Atibaia teve um Carnaval diferenciado, voltado às famílias e considerado um dos mais seguros do Brasil, sem registro de ocorrências policiais ou casos de violência nos espaços oficiais – uma marca histórica para a cidade. O público também chamou atenção: mais de 65 mil foliões em seis dias de festa, com média diária de cerca de 5 mil pessoas na Praça da Matriz e 8 mil no desfile das escolas de samba, na Avenida Jerônimo de Camargo.

Como parte do planejamento de valorização da arte local e da ampliação de atrativos para moradores e visitantes, a Prefeitura idealizou dois novos eventos que entraram para o calendário oficial: o Festival da Família, Música e Morango e a Festa Alemã. Ambos, realizados no Parque Edmundo Zanoni, contaram com entrada gratuita, variedade gastronômica e ambientes temáticos com atrações diversas. Os resultados refletem o potencial cultural da cidade: 96 mil pessoas participaram do Festival da Família, Música e Morango e 10 mil prestigiaram a Festa Alemã.

Outro destaque do ano foi a inauguração do anfiteatro da Praça da Amada, no Alvinópolis, além das festividades pelos 360 anos de Atibaia, em junho. As comemorações reuniram cerca de 80 mil pessoas em atrações realizadas no Centro de Convenções “Victor Brecheret” e na Praça da Matriz. No Centro de Convenções, o feriado de Corpus Christi contou com a inédita encenação da Paixão de Cristo, que reuniu aproximadamente 8.500 pessoas, envolvendo músicos, dançarinos, atores, maquiadores e diversos grupos culturais da cidade – fortalecendo a produção local e valorizando seus artistas.

 

Agricultura

Além do já citado Festival da Família, Música e Morango – que reuniu cerca de 30 produtores locais e registrou a venda de mais de 22 mil caixas de morango –, o setor agrícola foi marcado pelos avanços do Programa Atibaia Florida, responsável pela manutenção e revitalização de canteiros e jardins da cidade. Em 2025, foram implantados mais de 5 mil metros de novos canteiros.

Outro avanço significativo foi o Programa Municipal de Revitalização da Cultura do Morango, criado para fortalecer a produção local. Neste ano, foram cultivadas mais de 400 mil mudas de morango, impulsionando uma cadeia produtiva que consolidou Atibaia como Capital Nacional do Morango.

 

Meio Ambiente e Defesa Animal

A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal atuou no fortalecimento de programas ambientais, incluindo educação, fiscalização e conservação. No campo da educação ambiental, cerca de 1.600 alunos participaram do 1º Fórum de Educação Ambiental, ação fundamental para sensibilizar as novas gerações sobre os cuidados com a natureza.

Ao longo do ano, foram plantadas mais de 250 árvores, e, no setor de licenciamento ambiental, emitidas 43 licenças a novos empreendimentos que atendem todos os requisitos de proteção à natureza, o que representa desenvolvimento sustentável para a cidade. Na área de fiscalização, as equipes registraram mais de 510 atendimentos da Ouvidoria e realizaram 424 ações fiscalizatórias em casos de queimadas, desmatamentos, maus-tratos a animais e outras ocorrências.

Entre as entregas mais relevantes, destaca-se a conclusão do Plano de Uso Público e do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, fundamentais após o preocupante histórico de queimadas registrado no ano anterior. Logo no início da gestão, a Prefeitura articulou reuniões com Corpo de Bombeiros, entidades ambientais, Defesa Civil e demais secretarias, resultando em ações integradas e mais eficientes no combate às queimadas.

Na Defesa Animal, 2025 também trouxe importantes avanços: 2.262 castrações realizadas, 337 animais resgatados e 234 adoções de cães e gatos. Além disso, a Prefeitura está desapropriando a área onde será construído o novo abrigo municipal, que representará um marco na proteção e no cuidado com os animais da cidade.