Ouvidoria Municipal: saiba quando utilizar os canais corretamente
Os canais de Ouvidoria registram reclamações, sugestões, denúncias e elogios, e não substituem os canais diretos de atendimento das secretarias
Saber quando acionar a Ouvidoria faz diferença no atendimento ao cidadão. Por isso, a Prefeitura de Atibaia reforça a importância do uso correto dos canais de Ouvidoria do município. Atualmente, de forma temporária, a Ouvidoria Geral centraliza o recebimento das manifestações dos munícipes, como reclamações, sugestões, denúncias, solicitações e elogios, realizando o encaminhamento às secretarias e órgãos responsáveis para análise e resposta.
A Ouvidoria não substitui os canais diretos de atendimento das secretarias. Para solicitações iniciais, informações gerais ou pedidos de rotina, o cidadão deve procurar diretamente o setor responsável pelo serviço desejado. Caso o problema persista, não seja solucionado ou a resposta não seja satisfatória, a Ouvidoria pode ser acionada.
Entre as principais atribuições da Ouvidoria estão, além do acompanhamento das manifestações encaminhadas aos setores competentes, a contribuição para a melhoria contínua dos serviços públicos, o fortalecimento da transparência e o diálogo entre a administração municipal e a população.
O município disponibiliza diferentes canais de Ouvidoria, de acordo com a área de atuação:
Ouvidoria da Educação
Telefone: (11) 4414-3455
E-mail: [email protected]
Atendimento presencial: Rua Bruno Sargiani, nº 100 – Vila Rica
O atendimento via WhatsApp está em fase de implantação.
Ouvidoria da Guarda Civil Municipal (GCM)
Telefone: (11) 4411-5866
WhatsApp: (11) 93006-0864
E-mail: [email protected]
Atendimento presencial: Rua Adolfo André, nº 1792 – Vila Rica
Ouvidoria da Saúde
Telefone/WhatsApp: (11) 4414-3344
E-mail: [email protected]
Atendimento presencial: Rua Bruno Sargiani, nº 100 – Vila Rica
Ouvidoria Geral
Telefone: (11) 4418-7800 – ramal 05
WhatsApp: (11) 95610-4538
E-mail: [email protected]
Atendimento presencial: Rua Castro Fafe, nº 295 - Centro (Prédio do Facilita)
A Prefeitura de Atibaia reforça que a utilização correta da Ouvidoria contribui para um atendimento mais eficiente, organizado e transparente, fortalecendo a participação do cidadão na melhoria dos serviços públicos.