Esporte e Turismo impulsionam desenvolvimento e qualidade de vida em Atibaia em 2025

Investimentos, programas esportivos, grandes eventos e melhorias em atrativos turísticos consolidam o município como referência em bem-estar, lazer e turismo sustentável

Esporte e Turismo impulsionam desenvolvimento e qualidade de vida em Atibaia em 2025

Em 2025, a Prefeitura de Atibaia consolidou o esporte como um importante motor de desenvolvimento e promoção do bem-estar da população, integrando o turismo como eixo estratégico desse processo de crescimento. As áreas de Esportes e Lazer registraram um calendário intenso de programas e eventos distribuídos por toda a cidade, ampliando o acesso da população às atividades esportivas. Já no Turismo, o município ganhou destaque nacional com a retomada do FERA – Festival de Esportes Radicais de Atibaia, o maior evento de esportes de aventura do país, além da implantação de projetos estratégicos voltados à melhoria da infraestrutura e ao fortalecimento do setor.

Em 2025, foram investidos aproximadamente R$ 7,5 milhões na área do Esporte. Os recursos foram destinados tanto ao aperfeiçoamento de atletas de alto rendimento quanto ao desenvolvimento e à oferta de cerca de 400 aulas semanais, contemplando pessoas de todas as idades — crianças, jovens, adultos e a melhor idade.

Entre os principais programas de incentivo à atividade esportiva e ao lazer, destaca-se o Domingo Livre, iniciado neste ano. Milhares de famílias participaram das oito edições realizadas em 2025, em diferentes regiões da cidade. Os eventos acontecem aos domingos e promovem atividades esportivas, recreativas, culturais e de bem-estar, como caminhadas, ciclismo, brincadeiras para crianças, aulas abertas, apresentações e ações educativas, sempre em espaços públicos de fácil acesso.

A Prefeitura também ampliou em três vezes o número de atendimentos na área esportiva. Por meio de convênios com entidades parceiras, o município passou a atender, em média, 14 mil pessoas de diferentes faixas etárias, praticantes de diversas modalidades. Todas as modalidades oferecidas podem ser consultadas no link:
https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_189_0_1_06112025133453.pdf .

As piscinas do Balneário, um dos complexos de lazer mais importantes da cidade, voltaram a funcionar em 2025 e atualmente estão sendo amplamente utilizadas pela população. Os espaços passaram por manutenção e estão sob os cuidados da Secretaria de Esportes e Lazer.
Em setembro, foi lançado o programa “Nadando com Daniel Dias em Atibaia”, sob responsabilidade do instituto que leva o nome do ex-nadador paralímpico. O projeto é desenvolvido no complexo esportivo que abrange o Centro de Esportes e Cultura Prefeito Omar Zigaib e o Centro Esportivo Reinaldo Vasconcelos Veiga, no Jardim Imperial. O objetivo é incentivar hábitos saudáveis e fortalecer o vínculo escolar, oferecendo estrutura pedagógica completa em modalidades como natação, futsal, atletismo, skate e basquete.

Ao longo do ano, Atibaia sediou importantes eventos esportivos. Em maio, cerca de 10 mil pessoas acompanharam o FMX na Roça, no Centro de Convenções, competição internacional transmitida ao vivo para todo o Brasil, valorizando o esporte, as paisagens locais e a hospitalidade da população. O município também recebeu a Taça Brasil de Futebol 7, de forma inédita, além do Campeonato Estadual e da Taça São Paulo de Ginástica Rítmica, o Campeonato Oficial da Confederação Brasileira de Handebol e a Copa Sudeste de Handebol Mirim Feminino, o 1º Circuito de Atletismo de Atibaia, o 1º Troféu de Atletismo Escolar e a 1ª Expo Mira Atibaia Tiro Esportivo, marco para a modalidade na região.

Outros destaques foram o 1º Circuito de Basquetebol 3x3 e a realização do Festival Atibaia Esportiva, grande celebração que reuniu atividades de diversas modalidades, com apresentações, demonstrações, jogos e premiações de esportistas que representaram o município em competições ou participaram das aulas oferecidas em mais de 40 modalidades esportivas nas escolinhas espalhadas pela cidade.

Também merece destaque a reativação das atividades nos Centros Comunitários e a realização do projeto Cidadania Itinerante, que ofereceu à população diversos serviços públicos gratuitos ou a baixo custo, como regularização de documentos, orientações jurídicas e apoio na utilização de aplicativos federais.

Turismo

Em 2025, teve início um dos projetos mais emblemáticos da história de Atibaia, aguardado há décadas pela população: a pavimentação da Estrada da Pedra Grande. A obra utiliza bloquetes e asfalto ecológico, em harmonia com o meio ambiente, e marca um novo capítulo para o turismo e para a preservação do principal patrimônio natural do município — a imponente Pedra Grande, símbolo da cidade em todo o Brasil. A conquista é resultado do empenho e da articulação da Prefeitura de Atibaia junto a diversos órgãos, entre eles o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), viabilizando as aprovações necessárias e a recuperação de recursos para a execução do projeto.

Outro importante atrativo turístico que recebeu melhorias em 2025 foi o Jardim Japonês, localizado na Rua Dr. Álvaro Correia Lima, ao lado do Centro de Convenções “Victor Brecheret”. O espaço, que remete à paisagem japonesa por meio de elementos como o portal oriental e a ponte que liga à pequena ilha do lago, passou por diversas melhorias realizadas pelas equipes de Zeladoria. As grades que cercavam o local foram retiradas, ampliando o acesso e a integração do espaço com a população. Atualmente, o Jardim Japonês voltou a ser frequentado com maior intensidade, fortalecendo o turismo local.

Também neste ano foi iniciada a revitalização de outro importante ponto turístico do município, o Parque Edmundo Zanoni. Estão em andamento obras de reforma do fraldário e dos banheiros masculino e feminino, localizados na parte superior do parque. A ação é conduzida pela Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano. As melhorias no Edmundo Zanoni estão sendo executadas com recursos da iniciativa privada, por meio de contrapartida aprovada em projeto de edificação, em conformidade com as diretrizes do Governo Municipal. O objetivo é aprimorar a infraestrutura do parque, oferecendo mais conforto, acessibilidade e qualidade aos frequentadores.