Cuidado, inclusão e solidariedade marcam as ações sociais em Atibaia

Prefeitura apresenta conquistas da Assistência Social e do Fundo Social com foco no bem-estar e na redução das desigualdades

Cuidado, inclusão e solidariedade marcam as ações sociais em Atibaia

A Prefeitura de Atibaia segue apresentando os avanços e conquistas alcançados ao longo deste ano, destacados no evento de prestação de contas do governo, realizado no último dia 8, no Cine Itá. Nesta etapa da série de matérias, o foco está na Assistência Social e no Fundo Social, áreas estratégicas que vêm contribuindo de forma significativa para a promoção do bem-estar da população e para a redução das desigualdades sociais no município.

Com atuação contínua, planejada e integrada, a Administração Municipal obteve resultados expressivos no enfrentamento às situações de vulnerabilidade social. Ao longo do ano, Atibaia registrou uma redução de 46% no número de pessoas em situação de rua, um avanço relevante que reflete o fortalecimento da política de assistência social, com prioridade ao acompanhamento técnico individualizado, à ampliação das ações de acolhimento e à articulação com outras políticas públicas, como saúde, trabalho e habitação.

Outro importante destaque foi o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), que, em 2025, atendeu mais de duas mil pessoas em situação de vulnerabilidade, por mês. As ações garantiram o acesso à alimentação adequada, por meio de iniciativas efetivas de combate à fome e à desnutrição, aliadas à promoção de práticas alimentares saudáveis.

Vale destacar que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social foi convidada a participar, em Brasília, em julho, do evento “Transformar Juntos”, promovido pelo Sebrae Nacional, parceiro estratégico da Prefeitura no trabalho desenvolvido pelo NIP. A participação de Atibaia no evento ganhou destaque nacional e reforça o envolvimento do município com políticas públicas que promovem a inclusão, autonomia e oportunidades concretas de geração de renda.

A promoção da autonomia e da emancipação social também esteve entre as prioridades da política pública do setor. Nesse contexto, o Núcleo de Inclusão Produtiva (NIP) teve atuação de grande relevância ao realizar cerca de 31 cursos e oficinas voltados à capacitação socioeconômica. As iniciativas ampliaram oportunidades de geração de renda, qualificação profissional e inserção no mundo do trabalho, fortalecendo o desenvolvimento humano e a autonomia das pessoas atendidas.

Vale destacar que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social foi convidada a participar, em Brasília, em julho, do evento “Transformar Juntos”, promovido pelo Sebrae Nacional, parceiro estratégico da Prefeitura no trabalho desenvolvido pelo NIP. A participação de Atibaia no evento ganhou destaque nacional e reforça o envolvimento do município com políticas públicas que promovem a inclusão, autonomia e oportunidades concretas de geração de renda.

Além das ações estruturantes, projetos voltados ao fortalecimento dos vínculos comunitários marcaram o ano, como o “Cine Social”, que levou cinema gratuito ao ar livre a diversos bairros do município. A iniciativa promoveu momentos de lazer, convivência e integração entre famílias, com edições especiais voltadas ao público infantil e idoso, contribuindo para a valorização do convívio comunitário.

O compromisso com a equidade, o respeito e os direitos humanos também foi reforçado com a realização de capacitação técnica para os servidores da área, abordando a acolhida de pessoas vítimas de racismo no âmbito do SUAS. A ação ampliou a qualificação do atendimento e reafirmou o compromisso da Prefeitura de Atibaia com um serviço público cada vez mais inclusivo, humanizado e sensível às diversidades.

Importante citar ainda o CadÚnico, que teve papel essencial na ampliação do acesso a programas sociais, com mais de 9.420 atendimentos realizados ao longo do ano. A mudança para um novo endereço, no Centro da cidade, contribuiu para facilitar o acesso da população, reduzir filas e otimizar os serviços prestados às famílias de baixa renda.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio dos equipamentos da rede socioassistencial, realizaram aproximadamente 26 mil atendimentos, contemplando diferentes demandas e desdobramentos, o que contribuiu para a garantia do atendimento integral e da atuação intersetorial junto à população em situação de vulnerabilidade social.

 

Fundo Social

O Fundo Social de Solidariedade atuou de forma integrada e complementar à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, fortalecendo a política pública de proteção social no município. Em 2025, apresentou resultados expressivos por meio da realização de campanhas solidárias e ações voltadas ao apoio direto às famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Projeto Nascer beneficiou 405 gestantes e mães do município com a entrega de kits de enxoval de maternidade. A iniciativa teve como objetivo acolher famílias em situação de vulnerabilidade e fortalecer as ações de cuidado com a primeira infância, oferecendo não apenas itens essenciais para os primeiros cuidados com o bebê, mas também apoio e acolhimento em um momento de grande importância para as famílias.

A Campanha do Agasalho 2025, realizada em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, arrecadou 11.677 peças de roupas e 600 cobertores, beneficiando inúmeras famílias durante o período mais frio do ano, entre os meses de junho e julho.

A Campanha “Doe Brinquedos” arrecadou 1.468 brinquedos e proporcionou momentos de alegria a crianças em situação de vulnerabilidade, especialmente em datas como o Dia das Crianças e o Natal. A ação contribuiu para o desenvolvimento infantil, o fortalecimento da autoestima e a inclusão social, além de reforçar vínculos familiares e comunitários e estimular valores como solidariedade e empatia.

A campanha “Tampinhas do Bem” apresentou resultados positivos em 2025, com a arrecadação de tampas plásticas destinadas à conversão em recursos para ações sociais. O material foi encaminhado à empresa parceira Lar Plásticos, responsável por pesar as tampinhas e converter o valor arrecadado em produtos conforme as necessidades do Fundo Social. Com os recursos obtidos, foi possível adquirir 600 brinquedos, 50 cobertores de casal, 200 ovos de Páscoa e 20 paletes.

Ao longo do ano, outras ações fortaleceram o trabalho do Fundo Social, como o preenchimento total das vagas do Polo Idoso, que oferece atividades gratuitas de dança e pilates para pessoas com 60 anos ou mais; a inscrição de 113 mulheres no Clube das Mães, projeto lançado em 2025 com foco no acolhimento, na troca de experiências e no apoio mútuo; a realização de mais de 10 eventos pela Maternidade Solidária, com entrega de enxovais e incentivo à doação de leite materno para bebês prematuros; além do atendimento a mais de 200 pessoas pela Estação Itinerante, que levou doações de roupas, calçados e brinquedos diretamente aos bairros.