Atibaia firma convênio com Detran-SP para retomada de avaliações médicas de trânsito voltadas a pessoas com deficiência
Serviço será realizado na UBS Oswaldo Paccini, com espaço exclusivo e totalmente equipado; atendimentos começam em 18 de setembro

A Prefeitura da Estância de Atibaia, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), firmou convênio de cooperação técnica para a instalação e funcionamento de uma sala exclusiva destinada às avaliações médicas necessárias para a habilitação de pessoas com deficiência (PCD). O espaço funcionará na Unidade Básica de Saúde (UBS) Oswaldo Paccini, localizada na Rua Castro Fafe, n.º 201, Centro, com agendamento às 10h e às 11h.
Os atendimentos serão retomados a partir de 18 de setembro e serão realizados uma vez por mês, mediante agendamento exclusivo pela internet, disponível no portal do Detran-SP, na página “Agendar Exame Prático de Direção Veicular – PCD” (Agendar Exame Prático de Direção Veicular - PCD - Detran-SP). A previsão é de que sejam realizados, em média, 30 atendimentos por mês.
Infraestrutura
A Prefeitura esteve empenhada para retomada de avaliações médicas de trânsito voltadas a pessoas com deficiência, equipando a sala conforme os requisitos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), oferecendo condições adequadas para a realização dos exames. O espaço conta com acessibilidade e reúne uma série de equipamentos específicos para exames de acuidade visual, como ofuscamento e visão noturna, entre outros. Todo o conjunto assegura qualidade, precisão e conforto nos atendimentos.
O serviço beneficiará candidatos com deficiência que buscam a primeira habilitação, também para renovação e para condutores que precisam incluir a restrição em sua CNH. Antes da implantação da sala em Atibaia, os munícipes precisavam se deslocar até Bragança Paulista para realizar o procedimento. Agora, conta com o conforto de poder fazer isso em nossa cidade.
Os exames serão conduzidos por profissionais especializados em medicina de tráfego, conforme determina a Resolução Contran n.º 927/2022.
A iniciativa reforça o trabalho do município em ampliar a acessibilidade e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos na sua própria cidade, garantindo mais comodidade e inclusão às pessoas com deficiência.