Atibaia avança com políticas de crescimento econômico e acesso à moradia
Políticas de incentivo ao empreendedorismo, atração de investimentos e ampliação do acesso à moradia marcam o ano, com foco no crescimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida da população
A Prefeitura de Atibaia segue apresentando os avanços e conquistas alcançados ao longo deste ano, destacados no evento de prestação de contas do governo, realizado no último dia 8, no Cine Itá. Nesta etapa da série de matérias, o foco está nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Habitação, setores estratégicos que vêm impulsionando a geração de emprego e renda, a atração de investimentos e a ampliação do acesso à moradia, contribuindo para o crescimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.
Atibaia segue em franco desenvolvimento e, para crescer de forma sustentável, tem investido no apoio ao empreendedorismo. A Prefeitura vem facilitando a abertura de empresas e adotando políticas públicas voltadas ao fortalecimento do ambiente de negócios. Esse trabalho resultou no reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo, que certificou o município com o “Selo Ouro” e o “Selo Inovação” do programa Facilita SP Municípios 2025, evidenciando ações inovadoras que fortalecem a economia local e a geração de empregos.
Atibaia ocupa o 17º lugar no ranking de cidades com melhor “ambiente de negócios”, segundo dados da Firjan. Uma grande evolução, tendo em vista que ocupava além do 100º lugar.
Em convênio com o Governo do Estado, a partir de 2026 a cidade terá um espaço para atendimento do Desenvolve SP e Programa Município Global, da INVEST SP, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Com isso, o município não só atenderá os MEIs e microempreendedores com linhas de crédito voltadas ao seu desenvolvimento e com as menores taxas, mas também micros, pequenas e médias empresas, por meios dessas parcerias entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico de Atibaia e de São Paulo.
Desde janeiro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico atua na desburocratização da administração pública. Empreendedores que desejam abrir empresas na cidade podem utilizar o portal Integrador Estadual, do Facilita SP, plataforma que integra e coleta informações sobre atividades econômicas, permitindo a inserção de dados e o acompanhamento de todo o processo de licenciamento dos órgãos municipais por meio de um sistema online integrado ao Estado. A iniciativa simplifica a obtenção de licenças municipais e estaduais e é considerada pioneira no Estado de São Paulo.
Com foco na modernização da gestão, a Prefeitura também participa de treinamentos oferecidos pelo Governo do Estado, dentro do programa Facilita SP, e dá andamento ao Programa de Modernização Administrativa e Tributária (PMAT), que tem como objetivo otimizar o atendimento ao público e reduzir a burocracia.
O município aderiu ainda à plataforma Trampolim, do Governo do Estado de São Paulo, voltada ao impulsionamento da empregabilidade, à promoção da inclusão produtiva e ao fortalecimento do desenvolvimento econômico local. A ferramenta digital gratuita reúne vagas de emprego atualizadas, cursos de qualificação profissional, orientações de carreira e apoio à recolocação no mercado de trabalho.
O fortalecimento da economia local também passa pela realização de eventos estratégicos. Em outubro, a Prefeitura promoveu a 3ª Expo Industrial e de Serviços de Atibaia, consolidada como uma importante plataforma de fomento econômico e integração entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil. O evento cria ambientes favoráveis à geração de novos negócios, à atração de investimentos e à difusão de conhecimento, sendo hoje considerado o maior do segmento na região.
Outro destaque é o trabalho desenvolvido com as quatro cadeias produtivas do município, formadas por micro, pequenas e médias empresas que atuam de forma cooperativa para fortalecer o desenvolvimento econômico regional. Atibaia conta com cadeias voltadas ao agronegócio, autopeças, tecnologia e inovação e turismo corporativo, impulsionadas por iniciativas como o programa “Conecta Atibaia”, que promove a integração entre empresas, produtores e inovação por meio de feiras, rodadas de negócios, ações de qualificação e do projeto de implantação de um Centro de Inovação Tecnológica (CIT).
O Centro de Inovação Tecnológica de Atibaia (CIT), inclusive, obteve reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo, reforçando o trabalho de apoio ao setor econômico desenvolvido no município. O CIT é um projeto estratégico da Prefeitura, em parceria com o Instituto Constanta, voltado à criação de um polo de inovação, empreendedorismo e tecnologia, com espaços de coworking, incentivo a negócios de base tecnológica, apoio a estudantes e integração entre o setor público, privado e universidades.
Habitação
Na área da Habitação, Atibaia também registrou conquistas significativas em 2025. Entre elas está o recebimento de 24 unidades de moradia por meio do Programa Vida Longa, destinadas a idosos em situação de vulnerabilidade social. O serviço socioassistencial é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa Casa Paulista, em parceria com a Prefeitura de Atibaia, oferecendo moradia assistida e acessível. Os beneficiários serão chamados a partir do próximo ano.
No âmbito do programa “Minha Casa, Minha Vida”, 200 unidades habitacionais estão em fase de aprovação para o Condomínio Vila Esperança I, além de outras 200 unidades do Vila Esperança II, já aptas para o início das obras. Pelo CDHU, encontra-se em andamento o processo licitatório para a contratação da empresa responsável pela construção de 265 unidades habitacionais do Conjunto Habitacional Atibaia G.
Na Habitação de Interesse Social, foram registrados 350 atendimentos ao longo do ano, com mais de 90 beneficiários do Programa Auxílio-Aluguel e mais de 10 atendidos pelo Programa Auxílio-Moradia.
Os processos de regularização fundiária representam um compromisso com o desenvolvimento urbano ordenado e sustentável, permitindo que o município planeje e execute políticas públicas voltadas à infraestrutura, mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida. A ação promove a função social da propriedade, estimula a resolução de conflitos e previne o surgimento de novos núcleos urbanos informais.
Neste ano, foram realizadas 38 legitimações fundiárias no Portal Ouro Verde, 52 matrículas por meio do REURB – Regularização Fundiária Urbana, além da inserção de 35 novos núcleos urbanos informais no Programa Cidade Legal. Outro dado relevante é o avanço de 43% nos processos de regularização fundiária referentes a núcleos com passivo judicial.