Prefeitura de Atibaia desenvolve projeto de educação ambiental com alunos da rede municipal de ensino

Projeto “Amigos da Fauna da Serra da Cantareira” acontece em parceria com Instituto Tatiana Siaulys e busca combater tráfico de animais silvestres

A Prefeitura de Atibaia está desenvolvendo ao longo de todo este ano um projeto de educação ambiental junto aos alunos das escolas de tempo integral da rede municipal de ensino. Ao todo, cerca de 450 estudantes de 4° ano do Ensino Fundamental participarão do projeto “Amigos da Fauna da Serra da Cantareira”, que busca combater o tráfico de animais silvestres.

Parceria
A ação é resultado de uma parceria da Secretaria de Educação com o Centro de Conservação da Fauna Silvestre do Instituto Tatiana Siaulys. Os encontros, com palestras e visitas assistidas, são realizados em uma área de preservação ambiental que abriga aproximadamente 130 espécies de animais. Eles são provenientes dos biomas brasileiros e sofreram intercorrências ligadas ou à captura irregular nos ambientes naturais ou a acidentes decorrentes do processo de urbanização e perda de habitat.

Rede municipal de ensino
O projeto “Amigos da Fauna da Serra da Cantareira” está integrado e acontece em consonância com o Currículo da Educação Básica Municipal e com o Programa de Educação Ambiental Fruto da Terra, consolidado na rede municipal de ensino como política pública por meio do Decreto nº 6521/2011.

Conscientização
“Eu achei muito legal o passeio, porque eu vi os jabutis e um monte de animais. Foi falado sobre o tráfico e que não se pode pegar os animais, porque se você prender eles, eles podem morrer”, afirmou Ana Clara de Souza Bueno, dez anos, aluna da EM Catarina Maria dos Reis (bairro Portão), primeira escola do município a participar das visitas assistidas promovidas por meio do projeto, na última sexta-feira (22).