“É proibido queimar lixo ou mato”: Prefeitura reforça campanha de conscientização

“É proibido queimar lixo ou mato”: Prefeitura reforça campanha de conscientização

A Prefeitura de Atibaia está intensificando a conscientização sobre a importância da limpeza correta de terrenos e o descarte adequado de resíduos na cidade, solicitando à população que não façam queimadas. Com a campanha “É proibido queimar lixo ou mato”, o município reforça que práticas ilegais estão sujeitas à fiscalização e penalidades conforme estabelece a Lei Municipal nº 4.606/2018. Em caso de dúvidas, ligue (11) 4418-7800.

Além de não jogar lixo ou restos de poda em vias públicas e terrenos, a população deve lembrar que o corte de árvores também depende de autorização prévia da Prefeitura ou do órgão ambiental responsável.

Após a capinação ou limpeza de um terreno, é obrigatória a retirada de todo lixo, entulho e materiais sem utilidade. O descarte irregular desses resíduos está sujeito às penalidades estabelecidas pela Lei Municipal nº 3.696/2008. O objetivo é manter a cidade limpa, prevenir riscos à saúde pública e combater criadouros do mosquito da dengue.

 

Como fazer o descarte correto:

Lixo comum, garrafas e embalagens: devem ser acondicionados em sacos e colocados para a coleta regular.
Restos de capinação, galhos e entulho (até 1 m³): devem ser levados a um dos Ecopontos da cidade.
Resíduos em quantidade superior a 1 m³: o responsável pelo imóvel precisa contratar uma caçamba ou serviço de transporte autorizado.

 

Ecopontos de Atibaia:

  • Ressaca – Rua Letícia Bonini, 113 – Jardim Ypê

  • Caetetuba/Cerejeiras – Rua Fernão Dias (próx. Nº 898)

  • Alvinópolis – Rua José Benedito Trofino, 597

  • Tanque – Rua João Cifarelli (próx. Nº 2.290)

  • Jardim Colonial/Usina – Estrada Hisaichi Takebayashi (próx. ao Frango d’Água)

 

A Prefeitura reforça que manter os terrenos limpos e respeitar as regras de descarte é um compromisso de todos com a cidade e o meio ambiente.