Prefeitura lançou programa de inovação na educação, que distribuirá 10 mil tablets para alunos da rede

EduConecte Atibaia, programa que disponibiliza plataforma digital de conteúdos e tablets aos alunos da rede pública municipal, foi lançado nesta terça (19)

Prefeitura lançou programa de inovação na educação, que distribuirá 10 mil tablets para alunos da rede

Referência na área educacional, Atibaia deu início a uma inovadora experiência tecnológica que utiliza um novo ambiente de aprendizagem para ampliar o conhecimento. Na noite de terça-feira (19), no Cine Itá Cultural, a Prefeitura lançou o EduConecte Atibaia, programa que está disponibilizando tablets e uma plataforma digital com conteúdos exclusivos a alunos de 1º a 5º ano e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da rede pública municipal.

A cerimônia de lançamento do programa municipal de tecnologia educacional foi transmitida ao vivo pelo canal da Prefeitura no YouTube e no perfil do Facebook e, além do prefeito Emil Ono, estiveram presentes a primeira-dama, Tamy Ono, a secretária de Educação, Eliane Doratiotto Endsfeldz, o presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Mendes, a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Roberta Avanzi, o gerente pedagógico da empresa Sisttech Tecnologia Educacional, Sérgio Cunha, entre outras autoridades, secretários municipais, vereadores, estudantes, educadores e comunidade.

Além de apresentar os recursos educacionais oferecidos pela plataforma gamificada de ensino híbrido, a Prefeitura de Atibaia, simbolicamente, fez a entrega de tablets a alunos representantes das 27 escolas de Ensino Fundamental do município. No total, o programa distribuirá cerca de 10 mil tablets aos alunos de 1º a 5º ano e EJAI da rede pública municipal.

Prefeitura lançou programa de inovação na educação, que distribuirá 10 mil tablets para alunos da rede

Tecnologia e Educação
“O mundo avançou e na pandemia nós percebemos que a tecnologia entrou de vez nas nossas vidas, não tem mais retorno. O que nos fez pensar: por que não sermos ousados e avançarmos também com os nossos alunos agora? Na pandemia, quando os professores tiveram dificuldade com seus equipamentos em casa, compramos e distribuímos 800 notebooks. Também estamos gradativamente instalando laboratórios de informática em todas as escolas. Agora, depois de muito trabalho e esforço, é com muito carinho que entregamos essa ferramenta que pretende ser uma aliada na formação dos nossos estudantes”, comemorou o Prefeito Emil Ono.

Os tablets possibilitarão aos estudantes acessar a plataforma digital de conteúdos, organizada em trilhas de aprendizagem e desenvolvida para atender o modelo de ensino híbrido, que mescla atividades on-line e em sala de aula. A metodologia da proposta tem na constante evolução um eixo articulador e objetiva não só acompanhar a transformação na aprendizagem provocada pelas tecnologias e oferecer um atendimento personalizado, mas também apoiar as escolas no planejamento e aprimoramento da gestão pedagógica, fortalecendo as metodologias ativas que estimulam o estudante a assumir o papel de protagonista do processo de aprendizagem.

Prefeitura lançou programa de inovação na educação, que distribuirá 10 mil tablets para alunos da rede

Cultura digital
A solução híbrida gamificada representa esse novo modelo de educação no qual os interesses dos estudantes são levados em consideração e guiam as suas trilhas de aprendizagem, possibilitando vivenciar a experiência de projetos colaborativos em que aprendem também com os colegas e não somente com os professores. Tablets, vídeos, sistemas, jogos e aplicações multidisciplinares também passam a ser recursos utilizados, explorados de maneira criativa e valorizados pelas escolas como forma de motivar os alunos a buscarem o conhecimento, fornecendo as ferramentas necessárias e a base para a construção dos seus saberes junto aos professores.

“Na era da informação, a tecnologia vem promovendo significativas transformações no modo de aprender e ensinar, o que torna imprescindível oferecer às escolas ferramentas e soluções que facilitem, reforcem e apoiem as atividades dos docentes, estudantes e gestores. O objetivo do EduConecte é oferecer recursos tecnológicos que permitam a utilização de novas linguagens, potencializando os processos pedagógicos e, dentro das ações de implementação do Currículo Municipal, desenvolvendo a competência da cultura digital”, explica a secretária de Educação, Eliane Doratiotto Endsfeldz.