Programação do Mês da Luta Antimanicomial segue nesta quarta (10) na UBS Portão
9 de maio de 2023 | 16h09

Programação do Mês da Luta Antimanicomial segue nesta quarta (10) na UBS Portão

Inauguração do CAPS i no Dia Nacional da Luta Antimanicomial e 1º Encontro Atibaiense de Redução de Danos são destaques da programação deste ano

Celebrado em 18 de maio, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial não só relembra a importância do movimento que revolucionou a assistência em saúde mental com sua proposta de liberdade, mas também reflete sobre os desafios para superar preconceitos e estigmas ligados à negação das pessoas com transtornos mentais enquanto sujeitos sociais capazes de se relacionar, exercer direitos e cidadania. Em Atibaia, a data ficará marcada pela inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS i), ponto alto da programação organizada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Atibaia em comemoração ao Mês da Luta Antimanicomial.

A palestra “Conscientização sobre a luta antimanicomial”, realizada na USF Maracanã no último dia 4, deu início à programação, que continua nesta quarta (10) a partir das 8h na UBS Portão, onde haverá uma ação de orientação a respeito dos benefícios da prática de exercício físico para saúde mental. No dia 15, acontece outro destaque da programação: o 1º Encontro Atibaiense de Redução de Danos. O evento, voltado aos cuidados relacionados a pessoas com problemas decorrentes do consumo de álcool e outras drogas, também abre exposição no Cine Itá Cultural com produções artísticas dos usuários do CAPS II, reunindo dois serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município.

Composta pelo CAPS-II, direcionado ao tratamento de adultos com transtornos mentais graves e persistentes, e pelo CAPS Álcool e Drogas, inaugurado recentemente, a rede de serviços comunitários será novamente ampliada com o CAPS Infantojuvenil, possibilitando à Secretaria de Saúde oferecer tratamento alternativo à internação, em um modelo de cuidado humanizado e integral realizado em diferentes modalidades e níveis de atenção, de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Celebrando essas conquistas e refletindo sobre como cuidar, acolher e tratar de forma a preservar a cidadania, no território, reintegrando e reinserindo o paciente em seu contexto social, as atividades do Mês da Luta Antimanicomial em Atibaia são abertas e gratuitas, com a programação completa disponível em: https://www.atibaia.sp.gov.br/?news=prefeitura-anuncia-acoes-em-maio-para-marcar-mes-da-luta-antimanicomial . O 1º Encontro Atibaiense de Redução de Danos ainda está aceitando inscrições, realizadas por meio do formulário: bit.ly/encontro-reducao-danos-atibaia .

print

Skip to content