Em comemoração ao Dia Nacional do Choro, Atibaia recebe grupo Choronas no dia 30
13 de abril de 2023 | 09h24

Em comemoração ao Dia Nacional do Choro, Atibaia recebe grupo Choronas no dia 30

Choronas, primeiro grupo feminino de choro do país, promove o encontro do público com a música instrumental brasileira e apresenta repertório variado

No dia 30 de abril, o grupo Choronas retorna para Atibaia com um repertório completo de choros, trazendo musicalidade e cultura à cidade, no Coreto da Praça da Matriz, em frente ao Centro Cultural André Carneiro (Rua José Lucas, nº 28, Centro), às 16h, com a programação inteiramente gratuita e livre para todos os públicos.

Em comemoração ao Dia Nacional do Choro, em 23 de abril, Choronas – primeiro grupo feminino de choro do país, formado por quatro experientes instrumentistas – apresenta o show do novo CD, “Choronas 25+: Cronologia do Choro pela cronologia das Choronas”, com repertório variado, dos clássicos aos modernos, e incluindo obras autorais.

Choronas foi criado em 1995 por musicistas, composto por Ana Claudia Cesar (cavaco), Maicira Trevisan (flautas), Paola Picherzky (violão 7 cordas) e Miriam Cápua (percussão). Além do choro, o grupo toca baião, maxixe e samba. O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira em que são utilizados instrumentos como violão, flauta e cavaquinho para dar à música um aspecto sentimental.

Em 2020, o grupo lançou o sexto CD “Choronas 25+”, uma coletânea que reúne 16 obras selecionadas de quatro dos seus cinco discos. Obedecendo a uma ordem cronológica das composições, o grupo retrata a cronologia do choro (os diferentes períodos da história até os dias de hoje) demonstrando a evolução do gênero na modernidade composicional e nos arranjos das integrantes.

O repertório da turnê transita pelo choro, baião, maxixe e samba mesclando clássicos como “Tico-Tico no fubá” (Zequinha de Abreu), “Corta-Jaca” (Chiquinha Gonzaga), “Trem das Onze” (Adoniran Barbosa), “Receita de samba” (Jacob do Bandolim), “Carioquinha” (Waldir Azevedo), “Flor Amorosa” (Joaquim Antônio Callado), e músicas contemporâneas/inéditas como “O Dono da Bola” (Armando Neves), “Edgar foi à feira” (Luiz Pardal), além das autorais “Choronas em Sampa” (Ana Claudia) e “Cesar Choro de Domingo” (Maicira Trevisan), entre outras músicas.

O projeto Choronas 25+ “Cronologia do Choro pela cronologia das Choronas” é premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com realização do Governo do Estado de São Paulo, apoio da Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Cultura, e produção executiva de Claryssa Pádua Produções Culturais.

Serviço:
Choronas 25+
Data: 30 de abril – domingo
Horário: 16h
Local: Coreto da Praça da Matriz

print

Skip to content