Prefeitura lança “Abril de Zeladoria” e intensifica cuidados com a cidade

Ação conta com novas máquinas e tecnologia de ponta que ampliam serviços de limpeza, manutenção e recuperação de vias em toda a cidade; força-tarefa tem objetivo de percorrer todos os bairros em 90 dias

Prefeitura lança “Abril de Zeladoria” e intensifica cuidados com a cidade

A Prefeitura de Atibaia iniciou nesta semana o “Abril de Zeladoria: Abriu o tempo, hora de cuidar”, uma grande força-tarefa para recuperar vias, intensificar a limpeza urbana e revitalizar as áreas verdes e de lazer em toda a cidade.
A ação marca o uso inédito de tecnologias modernas na zeladoria municipal, incluindo roçadeiras de controle remoto (já adotadas em rodovias), tratores de giro zero, caminhão picador de galhos, sistema de capina por eletrocussão, hidrojato e plataforma elevatória de 19 metros. Com isso, a Secretaria de Serviços e Defesa Civil aumenta sua capacidade operacional: agora é possível tapar até 300 m² de buracos (com meta de reparar, diariamente, até 100 pontos) e roçar até 36 mil m² por dia. A apresentação das novas máquinas e equipes aconteceu em evento realizado no estacionamento do Ginásio do Elefantão, no último sábado, dia 11.

Foram adquiridas nove novas máquinas com recursos próprios, totalizando investimento de R$ 270 mil. A estrutura foi ainda reforçada com a locação de equipamentos como caminhões hidrojato, basculantes e retroescavadeiras. O mutirão deve seguir nos próximos 90 dias, chegando em todos os bairros.

A intensificação das ações ocorre com a melhora das condições climáticas, favorecendo a execução dos serviços em campo e permitindo acelerar intervenções em diferentes regiões da cidade, especialmente em demandas como limpeza de galerias, recuperação de vias, roçada e manutenção de áreas públicas. Durante o período chuvoso prolongado, em fevereiro e março, as equipes de zeladoria enfrentaram limitações operacionais, já que muitos serviços, como tapa-buracos, roçada e manutenção viária, não podem ser executados com chuva, o que acabou gerando acúmulo de demandas em diversos bairros.

Operação especial em praças e áreas de lazer

Paralelamente, será realizada uma grande ação de revitalização de praças e áreas de lazer, com roçada, recuperação da iluminação, revitalização do mobiliário urbano e ajustes necessários identificados in loco.

Equipes já em campo

Os trabalhos começaram nesta semana e estão em andamento em diversos bairros:

- Tapa-buraco: Alvinópolis e Jardim Paulista
- Comboio de limpeza: Maracanã, Cachoeira e Boa Vista
- Roçadeira mecanizada: Rio Abaixo e Boa Vista
- Roçada manual: Brogotá, Alvinópolis e Jardim do Lago
- Varrição intensificada: Imperial, Cerejeiras, Tanque, Caetetuba, Centro e outros pontos

Durante o evento de lançamento, a Administração Municipal também destacou o empenho dos servidores e colaboradores que atuam diariamente no trabalho essencial de zeladoria da cidade. As ações continuam com uma programação que prevê serviços em todos os bairros do município.