Operação integrada fiscaliza estabelecimentos e reforça segurança em Atibaia

Mais de 12 comércios foram vistoriados em ação conjunta entre forças de segurança e secretarias municipais

Operação integrada fiscaliza estabelecimentos e reforça segurança em Atibaia

No último sábado (13), uma operação integrada percorreu 12 bares, adegas e casas noturnas de Atibaia para fiscalizar irregularidades, coibir a perturbação do sossego público e promover a segurança da população. A ação contou com a participação da Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público Estadual, Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE) e das secretarias municipais de Justiça, Segurança Pública, Saúde (Divisão de Vigilância Sanitária) e Desenvolvimento Econômico.

 

Durante a operação, a presença das forças de segurança foi necessária devido às irregularidades criminais identificadas, como venda de bebidas falsificadas, posse de drogas e descumprimento de determinações de fechamento, somadas às questões sanitárias que também exigiam fiscalização. A ação contribuiu para reduzir a criminalidade, coibir o tráfico de drogas e a venda de produtos ilegais, promover o respeito às leis de convivência urbana, proteger a saúde pública e oferecer mais tranquilidade aos moradores, especialmente no período noturno.

 

Um dos estabelecimentos vistoriados funcionava irregularmente mesmo após determinação administrativa de fechamento, caracterizando reincidência e desobediência à autoridade pública. Durante a operação, foram apreendidos R$ 9.600,00 em dinheiro e drogas, o que levou à interdição imediata do local.

 

Os alimentos impróprios para consumo encontrados foram descartados pelas equipes de fiscalização, em conformidade com a atuação da Vigilância Sanitária. A perturbação do sossego foi tratada por meio de vistorias nos locais denunciados, aplicação de interdições ou sanções administrativas e presença das forças de segurança, de forma que as restrições da lei do silêncio sejam respeitadas.

 

O trabalho será mantido de forma contínua, e a Prefeitura orienta que denúncias de irregularidades ou perturbação do sossego sejam registradas por meio da Ouvidoria Municipal, que encaminha os casos aos órgãos competentes.