GCM de Atibaia recupera veículos e reforça ações de segurança com apoio do COI
Monitoramento integrado e Muralha Digital fortalecem o trabalho das forças de segurança no município

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Atibaia tem intensificado as ações de segurança e obtido resultados positivos na recuperação de veículos com apoio do Centro de Operações e Inteligência (COI).
O COI de Atibaia reúne as câmeras de monitoramento da cidade, incluindo a Muralha Digital. O sistema permite identificar veículos rapidamente por meio das placas e acessar informações sobre registros de furtos, roubos e outras ocorrências de interesse. Todo monitoramento é operado pelos guardas municipais em uma única sala, que utilizam os dados para apoiar as forças de segurança na elaboração de boletins e na investigação de crimes. A finalidade é aumentar a segurança, prevenir a criminalidade e auxiliar na resolução de ocorrências.
Localização de motocicleta roubada
No dia 9 de outubro, por volta das 18h20, a Guarda Civil Municipal de Atibaia localizou uma motocicleta que havia sido roubada no bairro Jardim Parque Real. Segundo informações repassadas pelo Centro de Operações e Inteligência, o veículo havia sido levado por dois indivíduos armados, que renderam a vítima e a derrubaram durante a ação.
A equipe da GCM, com apoio de outra viatura, realizou patrulhamento na região do bairro Caiçara, último ponto em que o veículo foi registrado pelo sistema de monitoramento. No local, os agentes encontraram marcas de pneus e, após vistoria em um terreno baldio, localizaram a motocicleta escondida atrás de um barranco.
Os responsáveis pelo roubo não foram encontrados. A motocicleta foi encaminhada ao plantão policial para os devidos procedimentos e, posteriormente, retirada pelo proprietário.
Recuperação de caminhão furtado
Durante a tarde do dia 12 de outubro, a GCM de Atibaia foi acionada via Centro de Comunicações para averiguar uma denúncia anônima sobre movimentação suspeita de veículos agrícolas e caminhões no bairro Vale dos Pinheiros.
Em patrulhamento pela região, as equipes localizaram um imóvel com três veículos no pátio, entre eles um caminhão munck com características semelhantes às informadas na denúncia. Diante da situação, os agentes solicitaram autorização para verificar o veículo, concedida após diálogo com quem se encontrava no imóvel.
A inspeção constatou que o caminhão tinha placa incompatível com sua identificação real. Após consulta ao número do chassi, verificou-se que se tratava de um veículo furtado recentemente na cidade de Poços de Caldas (MG), onde também haviam sido subtraídos outros caminhões e equipamentos agrícolas.
A advogada presente durante a vistoria do veículo no imóvel acompanhou a equipe até a delegacia de polícia para os esclarecimentos necessários, e o caminhão munck foi encaminhado ao pátio, permanecendo à disposição da Justiça para posterior devolução ao proprietário.