Canil da GCM de Atibaia apoia operação policial em Bom Jesus dos Perdões
Cão Lex auxiliou equipes da Polícia Civil e Militar na localização de drogas durante ação contra o tráfico na região bragantina
O Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Atibaia participou, na quarta-feira (22), de uma operação da Polícia Civil de Bom Jesus dos Perdões, que resultou na prisão de seis pessoas e na apreensão de grande quantidade de drogas. A ação teve como objetivo combater o tráfico de entorpecentes na região bragantina e contou ainda com o trabalho conjunto de equipes da Polícia Militar e de outras equipes da Polícia Civil. Ao todo, foram encontradas cerca de 2 mil porções de drogas, entre crack, cocaína e maconha, além de simulacros de arma de fogo.
Durante o cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão em cinco residências, o Cão Lex — pastor alemão cinza, de três anos, treinado para o faro de entorpecentes — foi empregado nas buscas e teve papel fundamental na localização das substâncias ilícitas, contribuindo para o êxito da operação.
Reconhecido pelo trabalho técnico e pelo apoio a diferentes corporações da região, o Canil da GCM de Atibaia conta atualmente com sete cães de elite, preparados para atuar em ocorrências que envolvem faro, patrulhamento e busca. As equipes já participaram de mais de cem ações, colaborando na retirada de drogas de circulação, na localização de armas e no salvamento de vidas.
O Canil também é responsável pela formação de novos talentos, com dois filhotes atualmente em fase de treinamento. Já os cães veteranos, como Maya e Airumã, possuem certificação do Grupo de Busca e Resgate Sul Paulista e participam de operações de mantrailing, rastreamento por odor específico. O trabalho desses cães já ajudou a localizar mais de 20 pessoas, muitas delas ainda com vida. Com estrutura e equipe especializadas, o Canil segue pronto para apoiar a GCM e outras forças de segurança em Atibaia e na região.