Quase 400 pessoas participam do I Simpósio Internacional de Envelhecimento em Atibaia
Trabalhos acadêmicos e de natureza assistencial sobre envelhecimento participaram do evento na última quinta-feira (9)
A Prefeitura de Atibaia realizou na última quinta-feira, 9 de novembro, o I Simpósio Internacional de Envelhecimento e Saúde: linhas de ações multidisciplinares para promoção do envelhecimento saudável, no Cine Itá Cultural. Participaram do evento, por meio de inscrição, profissionais e grupos atuantes em trabalhos acadêmicos e de natureza assistencial envolvendo aspectos de relevância para o envelhecimento.
O Simpósio Internacional de Envelhecimento e Saúde foi uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência do Idoso Municipal de Envelhecimento, Ensino e Pesquisa na Saúde (CRIMEEPS).
O evento contou com a participação de profissionais nacionais e internacionais renomados da área da saúde e afins, pesquisadores e acadêmicos que atuam com a temática do envelhecimento, além da população em geral. Dentre as diversas temáticas desenvolvidas foram abordadas questões como câncer e atividade física na pessoa idosa, os cuidados alimentares de idosos com demência de Alzheimer e declínio cognitivo na pessoa idosa.
Entre os objetivos do Simpósio estavam: destacar a urgência de atuar e alinhar as ações e investimentos para a melhoria da vida das pessoas idosas, de suas famílias e de suas comunidades; oferecer um plano de ação nacional robusto para a população em envelhecimento e as partes interessadas da área da saúde; construir e amplificar sistematicamente as variadas vozes intergeracionais no que se refere ao envelhecimento saudável e estabelecer parcerias inovadoras com pessoas idosas; compartilhar e aprender com perspectivas regionais e globais sobre variadas questões envolvidas no envelhecimento saudável.
Referência no cuidado ao idoso
Atibaia é referência nacional e internacional no cuidado à pessoa idosa, com os programas Atibaia Ativa e Raimunda Moura para Parkinsonianos, pelos quais recebeu diversos prêmios, sendo o mais recente, em 2023, a menção honrosa no 6th World Parkinson Congress em Barcelona, com dois trabalhos científicos apresentados.
No dia 5 de outubro, a Prefeitura de Atibaia entregou a ampliação da Academia da Saúde, local que oferece uma série de atividades gratuitas, no bairro Jardim Cerejeiras, incluindo o Programa Raimunda Moura, e passará a contar com o Programa de Alzheimer e outras demências, em mais uma importante ação que irá expandir e melhorar o atendimento de saúde para a população do município, especialmente os idosos.
O aumento da longevidade é uma grande conquista da humanidade, que ocorre devido a melhorias na nutrição, nas condições sanitárias, nos avanços da medicina, nos cuidados com a saúde, no ensino, pesquisa e no bem-estar econômico. Mas este rápido envelhecimento da população também mostra desafios importantes. A Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030, declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2020, é a principal estratégia para construir uma sociedade para todas as idades.