Doe leite materno humano e ajude recém-nascidos
O Banco de Leite Humano e a Casamar convidam mulheres que amamentam a se cadastrarem como doadoras

A Secretaria de Saúde de Atibaia, por meio do Banco de Leite Humano e Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Casamar), está incentivando mulheres que amamentam a se cadastrarem como doadoras de leite humano. A iniciativa busca mobilizar a solidariedade da população para que recém-nascidos internados na UTI do Hospital Universitário São Francisco (HUSF) recebam o alimento ideal para seu desenvolvimento.
O Banco de Leite Humano de Atibaia é responsável pela coleta, pasteurização e distribuição de leite humano para recém-nascidos que necessitam desse alimento. Para manter seu funcionamento e o credenciamento junto à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, o serviço precisa estar vinculado a um hospital com leitos de UTI Neonatal – no caso, o HUSF, referência para o atendimento de gestantes e partos de risco de Atibaia e região.
Podem ser doadoras todas as mulheres que estão com a amamentação bem estabelecida, produzindo leite suficiente para o próprio bebê e com excedente para doação. Cada quantidade doada faz diferença: de 10 ml a 100 ml, cada ordenha contribui para salvar e melhorar a vida de prematuros internados. Além de ser um gesto de solidariedade, a doação de leite materno tem papel essencial na saúde dos bebês prematuros, ajudando na proteção imunológica e a prevenir complicações como doenças intestinais.
Para se cadastrar, é necessário agendar uma consulta no Centro de Atenção à Saúde da Mulher. Durante a consulta, são realizadas orientações sobre a saúde da mãe e do bebê, esclarecimento de dúvidas sobre coleta e armazenamento do leite em casa, além de informações sobre o processo de pasteurização e distribuição do leite.
O Banco de Leite Humano fica na Casamar, na Rua Presidente Lincoln, n.º 44, Jardim Samambaia. Para agendamento, os contatos são: (11) 4408-7947, (11) 4411-6787 ou WhatsApp (11) 93010-4216.