Estrada da Pedra Grande terá interdição temporária para obras a partir de terça (27)

Trecho da estrada ficará fechado até sexta-feira (30); acesso pelo bairro do Portão permanece liberado

Estrada da Pedra Grande terá interdição temporária para obras a partir de terça (27)

A Prefeitura de Atibaia segue com as obras de pavimentação da Estrada da Pedra Grande, que estão sendo executadas com o uso de bloquetes e asfalto ecológico, priorizando sustentabilidade e durabilidade. A Secretaria de Obras informa que, de terça-feira (27) até sexta-feira (30), haverá interdição de um trecho da estrada logo após o portal, no sentido de subida à Pedra Grande. Já o trecho que liga o bairro do Portão, pela Estrada Laranja Azeda, permanecerá livre para a circulação de veículos.
A interdição é necessária para garantir a segurança e a eficiência dos trabalhos, que incluem a execução de guias, sarjetas, drenagem e base de Brita Graduada Simples (BGS), uma camada estrutural da pavimentação que funciona como um “alicerce”, garantindo que seja mais resistente e segura ao longo do tempo. A medida evita interrupções durante os serviços, prevenindo atrasos no cronograma e retrabalho.
A pavimentação da Pedra Grande é um dos projetos mais emblemáticos da história de Atibaia, aguardado há décadas pela população. Estão sendo utilizados bloquetes e asfalto ecológico, em harmonia com o meio ambiente. A iniciativa marca um novo capítulo para o turismo e para a proteção do principal patrimônio natural do município – a imponente Pedra Grande, símbolo que representa a cidade em todo o Brasil.

O projeto

O projeto inclui também a implantação de estruturas que modernizam e fortalecem a infraestrutura turística do monumento natural, oferecendo mais conforto, segurança e acessibilidade aos visitantes, além de garantir melhor controle de acesso e preservação ambiental.
A conquista é fruto do empenho e da articulação da Prefeitura de Atibaia, que não mediu esforços para viabilizar essa importante obra. Por meio de um intenso trabalho conjunto com diversos órgãos, entre eles o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), integrantes da Administração Municipal realizaram dezenas de reuniões e tratativas que culminaram nas aprovações necessárias e na recuperação de recursos destinados à execução do projeto.
Com planejamento, responsabilidade e visão de futuro, Atibaia celebra um avanço histórico, unindo desenvolvimento turístico e sustentabilidade em um dos lugares mais admirados do estado de São Paulo.

Infraestrutura turística

Além da pavimentação, o investimento municipal inclui a implantação de estruturas de apoio turístico, como banheiros, guaritas e portaria para controle de acesso, reforçando a infraestrutura e oferecendo mais conforto e suporte aos visitantes. Também está previsto um estacionamento de veículos, com capacidade limitada. A ideia é que, futuramente, seja formatado um serviço de “subida controlada” de visitantes à Pedra Grande, de forma que não cause impacto ao maio ambiente, com controle de acesso rigoroso à laje.
Vale lembrar que a Fundação Florestal, entidade vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, é responsável pela gestão do Monumento Natural Estadual (MoNa) da Pedra Grande e do Parque Estadual do Itapetinga (PEITAP). Já existem regramentos específicos, criados ao longo dos últimos anos, para garantir a conservação ambiental diante da intensa visitação que a laje da Pedra recebe.