Atibaia avança em Mobilidade, Planejamento Urbano e Obras em 2025

Com planejamento técnico, modernização de serviços e novas obras, Prefeitura inicia reorganização estrutural da cidade após década de crescimento acelerado

Atibaia avança em Mobilidade, Planejamento Urbano e Obras em 2025

A Prefeitura realizou, na segunda-feira (8), no Cine Itá, um evento de prestação de contas das ações de 2025 e apresenta uma série de matérias para detalhar os principais temas abordados. Desta vez, o destaque são os avanços em Mobilidade, Planejamento Urbano e Obras – áreas diretamente impactadas pelo expressivo crescimento que Atibaia registrou nos últimos anos. Nesse período, tanto o número de habitantes quanto a frota de veículos aumentaram significativamente, sem o devido planejamento ou controle por parte das gestões passadas, e hoje a Administração atua para responder às demandas urgentes que surgiram desse cenário.

Em 2025, Atibaia registrou avanços importantes naquilo que compete diretamente ao município, mas a Prefeitura também articula soluções junto a outras esferas de governo. Isso porque muitas soluções exigem aporte financeiro e autorização de governos estadual e federal – especialmente quando envolvem obras de grande porte e intervenções complexas.

 

Mobilidade e Planejamento Urbano

Logo no início do ano, a Administração assumiu uma tarefa árdua: regulamentar o crescimento da cidade, com revisão dos processos de aprovação de projetos urbanísticos, e atender a demanda urgente no setor de mobilidade. Uma das principais conquistas foi a elaboração (e aprovação, na Câmara Municipal) do novo Código de Obras e Urbanismo. Desenvolvido pela Prefeitura, com fundamentação técnica de servidores de carreira, o novo código representa um marco para o planejamento urbano e para a construção de uma cidade mais organizada, moderna e sustentável.

A nova legislação chegou em um momento crucial, diante dos desafios que a cidade enfrenta em infraestrutura urbana, segurança hídrica e mobilidade. O Código de Obras e Urbanismo é peça fundamental para corrigir os efeitos de uma década sem planejamento integrado, agravados pela revogação do antigo código em 2015, que permitiu um crescimento verticalizado e desordenado sem a devida infraestrutura de suporte.

Ainda no âmbito do urbanismo, a Prefeitura criou a Comissão de Análise de Ocupações Irregulares e Clandestinas (Caioclan), reforçando o enfrentamento a ocupações irregulares e garantindo mais segurança e ordenamento territorial.


Além, disso, um dos compromissos cumpridos neste primeiro ano foi a renovação da frota do transporte coletivo. Atibaia agora conta com 20 ônibus zero quilômetro entre os 65 veículos que compõem a frota atual (no começo do ano eram 61). A idade média dos veículos caiu para 1,09 ano, abaixo do limite contratual de cinco anos. Embora não resolva todos os desafios do sistema, essa renovação representa um avanço importante rumo a um transporte mais seguro, confortável e digno para a população.

A Prefeitura também realizou a pesquisa de satisfação dos usuários do transporte coletivo, para ouvir as demandas da população. Essa pesquisa contribuirá com o processo de remapeamento do sistema de transporte que será realizado a partir de janeiro com a pesquisa de origem e destino. Assim, o transporte coletivo contará com uma modernização e mudança estrutural robusta e que melhorará ainda mais a vida da nossa população.

No setor de Trânsito, a Prefeitura realizou a contratação de novos agentes, que têm papel fundamental na organização do tráfego, na orientação dos motoristas e na garantia de maior fluidez e segurança viária em toda a cidade.
As equipes de sinalização também estão atuando na revitalização da sinalização vertical e horizontal, ampliando a segurança viária e garantindo melhores condições de orientação aos motoristas e pedestres.

A Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano vem trabalhando na reestruturação do sistema viário e, ao longo deste ano, avançou em estudos que preveem alterações no sentido de circulação de algumas vias em diferentes regiões do município. O objetivo é organizar o fluxo de veículos, melhorar a fluidez e aumentar a segurança no trânsito.

 

Obras

Durante o evento, a Prefeitura apresentou um amplo conjunto de obras executadas em 2025, incluindo intervenções estruturantes, melhorias viárias e investimentos em espaços públicos. Entre as principais entregas e frentes de trabalho:

• Inauguração da cobertura do Campo de Gateball
• Pavimentação e infraestrutura da Rua Cristiano Kisberi
• Manutenção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) da Usina
• Nova creche no Jardim Imperial
• Obra da Av. Jerônimo de Camargo – extensão: 2.668,38 m (da escola Ercília Aparecida Bacci até a divisa com Jarinu)
• Obra do bairro Maracanã – extensão: 2.050,69 m (infraestrutura e pavimentação)
• Loteamento Jardim Paraíso da Usina – Trecho 2 (infraestrutura e pavimentação)
• Loteamento Campos de Atibaia e Jd. Santo Antônio — infraestrutura e pavimentação
• Estrada Estadual Arão Sahm – Lote 3 (macrodrenagem e pavimentação)
• Bairro Belvedere – macrodrenagem e pavimentação
• Estrada de Acesso à Pedra Grande – Trecho 1 (infraestrutura e pavimentação)
• Estrada da Pedra Grande e Estrada de Acesso – Trecho 3 (revitalização)
• Consórcio Canalização Córrego da Figueira – Fases I, II e III
• Recapeamento asfáltico em diversas vias da cidade
• Manutenção em escolas, creches e UBS