Prefeitura realiza plantio de 400 mudas e reforça ações de arborização urbana em Atibaia
Ação da Prefeitura promove recuperação ambiental, amplia a cobertura vegetal e envolve comunidade em atividades de educação ambiental
A Prefeitura de Atibaia deu início na quinta-feira (25), a mais uma ação do Programa de Arborização Urbana, com o plantio de mudas nativas e intervenções de recuperação ambiental em diferentes regiões do município. A iniciativa seguiu na sexta-feira (26), com plantio na região da entrada da cidade, no bairro Jerônimo de Camargo, conforme o cronograma de atividades.
Ao todo, estão sendo plantadas aproximadamente 300 mudas de espécies arbóreas nativas ao longo da Avenida Jeronimo de Camargo. A ação inclui ainda a recuperação de áreas próximas ao rio, com a retirada de espécies exóticas invasoras, como leucenas, e o plantio de enriquecimento com outras 100 mudas nativas – técnica que consiste em complementar a vegetação já existente, aumentando a diversidade de espécies e fortalecendo o ambiente natural.

Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, a atividade conta com a participação e o apoio de colaboradores da Escola Adventista e de técnicos contratados por ela, além de servidores da Secretaria de Meio Ambiente.
Vale destacar que intervenções aconteceram em áreas previamente mapeadas, incluindo o entorno da Área de Preservação Permanente (APP) do bairro Loanda, com foco na recuperação de espaços degradados e na ampliação da cobertura vegetal do município.
Além de contribuir para a preservação ambiental, o plantio de árvores promove benefícios como a melhoria da qualidade do ar e o aumento do conforto térmico urbano. A ação também busca sensibilizar a população sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.
A iniciativa faz parte do cronograma contínuo do Programa de Arborização Urbana, que vem sendo desenvolvido desde 2025 em diversas regiões da cidade, com foco na sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida da população.