Após conclusão de reforma e renovação de parceria, CEJUSC é reinaugurado em Atibaia

Solucionando conflitos por meio do diálogo, CEJUSC está de portas abertas para atender usuários e tem alcançado excelentes resultados

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Atibaia já está funcionando em sua sede oficial. O órgão, que estava operando provisoriamente dentro do Fórum Cidadania, volta ao endereço de origem (Rua Bartolomeu Peranovich, nº 200) após a completa reforma do prédio e renovação de seus móveis. Dessa forma, o Poder Executivo, o Poder Judiciário e a UNIFAAT seguem unidos prestando serviços que buscam uma rápida e amigável resolução de conflitos, agora em um ambiente mais moderno, confortável e tecnológico e também com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA).

A Prefeitura de Atibaia, além de ceder o prédio, é responsável pelo pagamento de água, energia elétrica e internet, contribuindo com o funcionamento do Centro Judiciário. Já ao Tribunal de Justiça compete, além da administração do local, selecionar, cadastrar e capacitar seus funcionários e instalar o sistema informatizado necessário para a realização das sessões de conciliação.

WhatsApp Image 2023-12-19 at 14.55.23

"Com quase 70 anos, era chegada a hora de restaurar sua sede – inaugurada em junho de 1954 pelo governador Lucas Nogueira Garcez –, preservando os delicados traços do prédio, além de restaurar a parte interna com novas salas e instalações sanitárias de acordo com as normas de segurança e de acessibilidade. Tudo de modo a atender melhor os usuários em geral. Nestes 11 anos de existência, realizamos 15.084 sessões de conciliação, que resultaram em 70,86% de acordos nos conflitos de natureza familiar, dos mais simples aos mais complexos e nos mais distantes Estados da federação e no exterior, a exemplo de países como Portugal, Japão, Israel e Inglaterra. O CEJUSC de Atibaia é um orgulho para a nossa cidade", declarou o juiz coordenador do CEJUSC, Dr. Rogério A. Correia Dias.

O CEJUSC busca solucionar conflitos por meio do diálogo, evitando assim a sua judicialização ou abreviando o curso dos processos judiciais. O Centro conta com a participação da UNIFAAT desde o início - a instituição é responsável pelo fornecimento dos computadores, impressoras, linha telefônica e outros equipamentos, bem como a indicação de estudantes do curso de Direito para auxílio nos serviços e realização de estágio acadêmico.

"É importante essa atuação da UNIFAAT junto ao CEJUSC para intensificar a cultura da conciliação junto aos futuros profissionais. Tenho muito orgulho da parceria que atua em torno da ideia da cultura de paz", aponta o diretor-presidente da Unifaat, Dr. Júlio César Ribeiro.

Com a parceria também da ACIA, o espaço agora conta com novos móveis e acessórios. A associação foi convidada a participar porque a resolução consensual de conflitos beneficia toda a sociedade, inclusive as empresas, que também são envolvidas em processos, geralmente duradouros.

WhatsApp Image 2023-12-19 at 14.39.11

"A ACIA foi chamada para colaborar no processo de reconstrução do CEJUSC aqui em Atibaia, com aprovação unânime de sua diretoria, que abraçou a causa. É um ato de civilidade. O ser humano em essência tem que partir para a conciliação e desafogar o Judiciário faz parte do processo. A ACIA encontrou uma forma de perpetuar o reconhecimento dessa liderança e o empresariado de Atibaia agradece", afirmou o presidente da ACIA, Dr. Rubens Carvalho.

"O CEJUSC tem altíssima relevância para os advogados, pois ensina o jovem advogado a estimular a resolução e a pacificação de conflitos, além de aumentar a resolutividade da Justiça. Agradeço ao Poder Público por incentivar essa causa", declarou o Dr. Elson de Araújo Capeto, presidente da 69ª Subseção de Atibaia da OAB.

O CEJUSC evita que novas ações ingressem na via judicial convencional, possibilitando a resolução de conflitos de forma mais rápida e econômica. As audiências de conciliação podem ser realizadas de maneira presencial ou virtual. Para contatar o CEJUSC, basta enviar um e-mail para [email protected] ou acioná-lo pelo WhatsApp no número (11) 4412-3106.