Prefeitura de Atibaia capacita idosos para Programa Municipal de Transferência de Renda

Iniciativa proporciona geração de renda a pessoas da terceira idade em situação de vulnerabilidade social; turma inicial passou por capacitação

A Prefeitura de Atibaia deu início a uma ação inovadora visando proporcionar geração de renda a idosos em situação de vulnerabilidade social. O Programa Municipal de Transferência de Renda aos Idosos (PMTRI) tem como objetivo integrar a terceira idade na recepção e no acolhimento da população nos espaços públicos municipais. Uma turma inicial de dez idosos passou por capacitação no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), com vídeos educativos e inspiradores, roda de conversa, entre outras ações que abordaram temas relevantes para atuação nas secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), de Turismo, de Cultura e de Saúde.

De acordo com a SADS, cada participante expressou suas expectativas em relação ao programa, demonstrando entusiasmo e disposição para as atividades estabelecidas pela iniciativa.

O programa garantirá aos participantes uma bolsa-auxílio equivalente a meio salário mínimo. Com atividades que incluem atendimento ao público por quatro horas diárias, os idosos desempenharão papéis fundamentais nessas secretarias, fortalecendo os laços com a comunidade e contribuindo para o enriquecimento da experiência pública. As inscrições para as próximas turmas do PMTRI terão início no dia 8 de janeiro, com prioridade para idosos inscritos no Cadastro Único, com renda familiar de até dois salários mínimos e, pelo menos, cinco anos de residência no município.

A Secretaria de Saúde realizará avaliações físicas e psíquicas para garantir a aptidão dos candidatos, e o programa oferecerá inicialmente vinte vagas, com vigência de 12 meses e possibilidade de recolocação no mercado ao final desse período. A Prefeitura destaca a importância dessa iniciativa como um passo significativo para a inclusão social e a valorização da experiência dos idosos, promovendo uma comunidade mais justa e solidária.