Prefeitura de Atibaia investe em treinamento de GCMs e PMs que atuam no motopatrulhamento

A qualificação foi uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública de Atibaia e reuniu 15 agentes que atuam nesta modalidade de patrulhamento

Ter o domínio e utilizar a motocicleta de forma eficiente na atuação policial exige do profissional de Segurança Pública dedicação e treinamento constante. Com o intuito de aprimorar os conhecimentos das equipes que atuam nesta área, a Prefeitura de Atibaia promoveu o Curso de Policiamento com Motocicletas, da UNICESDH (Universidade Corporativa de Ciências Policiais, Segurança Pública e Direitos Humanos), que terminou na última quarta-feira (10). Com início no domingo (07), o curso contou com a participação de oito GCMs do município, quatro GCMs de Mairiporã e três policiais militares da 3º Cia do 34º BPM-I.

Os quatro dias de qualificação foram divididos entre instruções teóricas e práticas nas disciplinas de: pilotagem tática de motocicletas, técnicas de abordagens, atendimento de ocorrências, procedimentos operacionais, tiro embarcado, pilotagem on road e off road, direitos humanos, escolta de autoridades e doutrina.

GCMs e PMs realizam curso de motopatrulhamento em Atibaia

O prefeito Emil Ono ressaltou que a segurança é uma das prioridades da Administração Municipal. “Procuramos investir na formação contínua dos nossos profissionais e, com isso, melhoramos ainda mais a qualidade do trabalho prestado, investindo na segurança da nossa população”.

As técnicas de pilotagem off road foram praticadas na pista do piloto de freestyle Otávio “Tatá” Pelegrino, que também ministrou ensinamentos aos agentes de segurança. “Pude passar um pouco do conhecimento que eu tenho do motociclismo off road e acompanhar o desenvolvimento e a melhora de todos os guardas e policiais. O mais importante é que abordamos técnicas que eles utilizam no dia a dia. Então, isso vai deixá-los mais preparados para realizar a atividade policial”, comentou Tatá.

Ao término do curso, os participantes receberam um certificado, reconhecido pelo MEC, de habilitação em motopatrulhamento policial.

GCMs e PMs realizam curso de motopatrulhamento em Atibaia

O Guarda Civil Municipal de Atibaia Tiago Nascimento, que atua no grupo de motocicletas, relatou a importância da conclusão do curso para sua carreira profissional. “Esse treinamento é de suma importância. Agora, com o conhecimento adquirido, podemos atuar com mais segurança e eficácia, oferecendo mais qualidade no atendimento da população atibaiense”, enfatizou.

Reinaldo dos Santos, Secretário de Segurança Pública, reforçou a importância da capacitação e da participação de outras corporações. “Esse é um investimento importante e estamos concedendo a oportunidade de aprimoramento técnico-profissional não só aos nossos guardas, mas também estendendo às coirmãs, como a GCM de Mairiporã e a Polícia Militar, o que representa, além da troca de conhecimento, a importância da integração”, concluiu.