Festa de Flores e Morangos chega a seu último final de semana
Público pode conferir atrações gastronômicas, culturais e venda de flores e morangos direto do produtor

A 43ª edição da Festa de Flores e Morangos de Atibaia chega ao fim neste final de semana com atrações diversificadas para o público. Um dos destaques é o Concurso de Cosplay, uma novidade marcada para o domingo, dia 28 de setembro, às 15 horas.
Haverá um desfile com até 60 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no dia do evento, a partir das 10h. Haverá premiação do primeiro ao quarto lugares e um prêmio destaque. Os participantes não pagam entrada no evento e terão camarim. Será proibido ero cosplay, ecchi, nudez, e afins. Os cosplayers que forem de São Paulo e quiserem participar, haverá uma caravana gratuita saindo do bairro da Liberdade.
Para escolher os vencedores, uma equipe formada pelos jurados Kya, Celsão e Mayumi julgarão a fidelidade do traje ao personagem original e a qualidade na produção do cosplay. Os participantes devem levar foto impressa do personagem como referência para que jurados possam avaliar os detalhes. O concurso na Festa de Flores e Morango está sendo realizado pela empresa Mundo OK, referência em cosplay dentro dos festivais japoneses no Brasil.
Flores, morangos e gastronomia
Durante a festa, os visitantes têm a oportunidade de adquirir morangos e flores diretamente dos produtores. O mercado de flores tem mais de 150 mil opções de plantas das mais variadas espécies, cores e tamanhos. Já para os morangos são cinco estandes organizados pela Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia e Região, responsáveis pela comercialização de aproximadamente 80 toneladas de morangos ao longo do evento.
Na área gastronômica, é possível ao visitante se deliciar com culinária brasileira, japonesa e uma infinidade de doces com ou sem o morango.
Demais atrações
Com o tema “Hana no Toki – Tempo de Flores”, os visitantes podem acompanhar o universo japonês com personagens e as mais variadas flores. São mais de um milhão de pétalas utilizadas na decoração do pavilhão.
Unindo as culturas japonesa e brasileira, há ainda o sagrado portal japonês (Torii) com a palavra Seiryū, que significa “correnteza límpida”, “águas puras que correm”. Mesmo sentido na origem de Atibaia, que em tupi-guarani significa “rio de águas claras”. Além disso, outro ponto para foto dentro do pavilhão é a representação da pintura de Claude Monet, feita em 1875: Mulher com Guarda-Sol. Outros atrativos são o morango gigante e do Ninja Jiraiya.
O Jardim Japonês, localizado na parte mais alta do parque, conta com um caminho sinuoso de contemplação, com a areia simbolizando o rio, em que os visitantes podem percorrê-lo meditando e, em certo ponto, ele será dividido: um dos caminhos levará a nada e o outro a uma surpresa. Os turistas terão que escolher o caminho que querem percorrer, uma analogia à vida, que é feita de escolhas.
O evento traz ainda shows culturais aos sábados e domingos, das 12h às 17h, com apresentações tradicionais como Bon Odori e Taiko, além de danças típicas de outras nacionalidades.
Monumento das Gerações Japonesas
Uma das novidades esse ano da festa é o monumento “Sedai no Kizuna - O Elo das Gerações”, formado por cinco pedras, cada uma representando uma geração de descendentes japoneses no Brasil. Issei é a primeira geração, homenageando os pioneiros que cruzaram os oceanos para chegarem ao Brasil. Nissei é a segunda geração, filhos dos imigrantes japoneses, nascidos no Brasil. A terceira geração é a Sansei, netos dos imigrantes japoneses, também nascidos no Brasil. Yonsei é a quarta geração, formada por bisnetos dos imigrantes japoneses. E, encerrando a lista, tem Gossei, a quinta geração, com trinetos de imigrantes japoneses.
Exposição fotográfica
Próximo ao Monumento das Gerações Japonesas está a exposição fotográfica dos 130 anos dos tratados de amizade, comércio e navegação entre Brasil e Japão. As fotos foram enviadas pelo Museu da Imigração Japonesa no Brasil, que possui registros históricos e inéditos da chegada do navio dos primeiros japoneses ao Brasil, que tem a maior colônia japonesa fora do Japão.
Gratuidade
A gratuidade exclusiva para funcionários públicos municipais de Atibaia e alunos da rede municipal de Educação (1º ao 5º ano - acompanhados de seus responsáveis) acontece às sextas e aos sábados, como forma de reconhecimento e incentivo à participação da comunidade.
Local do evento
Este é o segundo ano que a festa acontece no Parque Ecológico de Atibaia, localizado na Av. Nobuyuki Hiranaka, 566. O acesso é pela rodovia Dom Pedro I. No sentido Atibaia/Campinas, basta pegar a entrada antes do 1° pedágio (saída 79 - km 79). Já no sentido Campinas/Atibaia, basta acessar a saída para B. Pires/V. D. Pedro I (antes do km 79).
A Festa de Flores e Morangos de Atibaia é uma realização da Associação Hortolândia de Atibaia, com apoio da Prefeitura Municipal de Atibaia e colaboração da Acenbra Atibaia, Associação dos Produtores de Morangos de Atibaia e Região, Pró-Flor e Sindicato Rural de Atibaia. Mais informações pelo telefone – 0800-055-5979 ou pelo site: http://www.floresemorangos.com.br