Semeando Saberes promove formação que articula música, matemática e brincadeira na Educação Infantil
Encontro reuniu educadores para vivência de experiências sonoras e reflexão sobre práticas pedagógicas na primeira infância

Neste mês de maio, o Departamento de Educação Infantil da Prefeitura da Estância de Atibaia realizou mais uma edição da ação Semeando Saberes, iniciativa voltada à formação continuada dos profissionais da rede municipal. O encontro aconteceu no Auditório 1 da Secretaria da Educação e reuniu professores coordenadores pedagógicos e pedagogos responsáveis das escolas de Educação Infantil — creches e pré-escolas.
Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar propostas que integram música, matemática e brincadeira, evidenciando a importância dessas linguagens no cotidiano pedagógico. A formação foi conduzida pela formadora Bárbara Lattanzi, com apoio da FTD, e propôs dinâmicas criativas e sensíveis, envolvendo sons, ritmos, movimentos e jogos musicais.
A atividade transformou o espaço em um ateliê de escuta, expressão e descoberta, destacando a música não apenas como conteúdo, mas como linguagem potente para ampliar repertórios, mobilizar afetos e contribuir para uma formação integral de crianças e educadores.
Mais do que técnicas, a ação convidou os profissionais a refletirem sobre práticas pedagógicas que valorizam a infância em sua pluralidade e reconhecem o brincar como elemento central no processo de aprendizagem.