Secretaria de Educação de Atibaia promove encontro para dialogar sobre Educação Especial Inclusiva

Famílias e representantes da rede de proteção participaram da apresentação de programas e estratégias que fortalecem o atendimento a estudantes com deficiência ou dificuldades de aprendizagem

Secretaria de Educação de Atibaia promove encontro para dialogar sobre Educação Especial Inclusiva

A Secretaria de Educação de Atibaia promoveu, no dia 12 de março, um encontro com um coletivo de mães, representantes do Conselho Tutelar e do Fundo Social de Solidariedade para apresentar a Política Pública de Educação Especial Inclusiva do município. A reunião foi marcada pelo diálogo entre os participantes, com espaço para a troca de experiências, apresentação de demandas e esclarecimento de dúvidas das famílias.


A apresentação proporcionou a abordagem de diferentes temas relacionados à educação de Atibaia, ampliando o diálogo e contextualizando as ações desenvolvidas pela rede. Nesse contexto, foi apresentada às famílias a rede de apoio estruturada nas unidades escolares para o atendimento de estudantes com deficiência e daqueles com acentuadas dificuldades de aprendizagem. Entre as ações, destacam-se a ampliação para mais 13 polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE), a atuação de 39 gestores de aprendizagem, que irão atuar na recomposição das aprendizagens em pequenos grupos, além do Projeto Avança Atibaia, que prevê atendimento individualizado para estudantes que ainda não consolidaram o processo de alfabetização na idade adequada.


O encontro também abordou a importância de fortalecer uma comunicação mais direta, transparente e acessível entre o poder público e a comunidade. Durante a reunião, foram apresentados esclarecimentos sobre o atendimento do CAADE, indicando que não houve interrupção dos serviços, mas sim um processo de descentralização, com o objetivo de ampliar o acesso das escolas e manter o acompanhamento dos estudantes já atendidos no ano anterior.


Além disso, a Secretaria de Educação demonstrou o programa de formação continuada para os profissionais da rede, assim como a atuação de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogo e professores especialistas. Essa equipe será responsável pelo estudo de casos e pela realização de encaminhamentos articulados com a área da saúde e com a rede de proteção.


Com atenção às demandas das famílias, a ação fortalece o trabalho da Prefeitura de Atibaia na escuta ativa e em políticas públicas que promovem o acesso, a permanência e o desenvolvimento de todos os estudantes da rede municipal de ensino.