Prefeitura lança documento “Educação Integral em Atibaia: Concepções, Desafios e Proposições”

Material é fruto de um trabalho coletivo e colaborativo da Secretaria Municipal de Educação

Após um trabalho coletivo e colaborativo objetivando uma Educação Integral cada vez mais inclusiva, com ainda mais qualidade, equidade e excelência, a rede municipal de ensino lançou nesta segunda-feira (29) o documento “Educação Integral em Atibaia: Concepções, Desafios e Proposições”. O Governo Municipal estabeleceu a Educação Integral como um compromisso junto à população, visando o pleno desenvolvimento dos estudantes.

Benefícios para a população
O documento (  ) representa o compromisso com um modelo de cidade regida por igualdade de oportunidades, justiça social e diálogo entre gerações e culturas. Por meio dele a Prefeitura pode nortear as ações diárias nas escolas e apresentar uma nova relação entre tempo-espaço educativo, convidando toda a comunidade a uma participação democrática e efetiva para o desenvolvimento sustentável do município. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, ele busca qualificar o processo de ampliação da jornada escolar – prevista na meta 6 do Plano Municipal de Educação – promovendo aprendizagens que causem impacto na vida em sociedade.

Ensino integral em dobro
Até o ano de 2020, a rede municipal contava com seis escolas de Ensino Fundamental em período integral. Em 2024 esse número dobrou para 12 escolas.

Atualmente, a rede de ensino do município soma aproximadamente 16 mil alunos e, do total de 63 unidades escolares, 39 são de tempo integral, com os estudantes permanecendo o dia todo na unidade; 16 têm jornada ampliada (contraturno), com os alunos realizando atividades extracurriculares em alguns dias e períodos da semana; e 8 possuem jornada parcial, com os alunos permanecendo na unidade apenas um período do dia.

Novidades
Neste ano, as escolas Catarina Maria dos Reis, no bairro dos Pintos, e Paulo Freire, no bairro da Usina, serão mais duas unidades com ensino em tempo integral em Atibaia, beneficiando aproximadamente mais 465 alunos com oficinas e atividades de produção de texto, contação de histórias, atividades artísticas, recreativas, esportivas, de tecnologia e muito mais.

Investimentos
Desde 2021, foram realizadas mais de 60 intervenções nas unidades escolares municipais em Atibaia, entre construção, reforma, manutenção e ampliação. Viabilizadas com recursos próprios da Prefeitura, as obras têm buscado revitalizar esses espaços e expandir o número de unidades com ensino em tempo integral na cidade.

Referência
Em 2023 a Prefeitura de Atibaia aderiu ao “Escola em Tempo Integral”, programa do Ministério da Educação (MEC), complementando com recursos do município a verba destinada pela União para Atibaia. O status de Atibaia como cidade referência em Educação, inclusive, levou o município a apresentar, após convite do MEC, sua experiência na área durante o Ciclo de Seminários do “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”, evento em Diadema/SP, em outubro do ano passado.

Construção coletiva
Durante os anos de 2022 e 2023, sob a coordenação e orientação técnica da Prof.ª Dr.ª Jaqueline Moll, referência nacional no tema Educação Integral, e assessoria técnica da Prof.ª Dr.ª Maria Regina Passos, em parceria com a Editora Moderna, uma comissão coordenada pelo Departamento de Educação da Prefeitura, e composta por diretores de escola, supervisão de ensino e equipe técnica da Secretaria de Educação, construiu o documento lançado nesta semana e que foi submetido à apreciação das equipes escolares, inclusive com participação marcante dos grêmios estudantis.