Prefeitura de Atibaia investe R$ 38 milhões em obras de infraestrutura educacional

Convênio assinado pelo Executivo Municipal contempla a conclusão do Ciem 3, no Caetetuba, e a construção de uma creche no Jardim Imperial

A Prefeitura de Atibaia firmou recentemente um convênio de R$ 38 milhões para investimento em obras de ampliação e melhoria da infraestrutura educacional do município. Os recursos contemplam a conclusão do Centro Integrado de Educação Municipal – Ciem 3, no Caetetuba, e a construção de uma creche no Jardim Imperial, duas importantes intervenções em bairros com grande densidade populacional. As iniciativas buscam oferecer um ambiente de aprendizado de qualidade aos estudantes da rede municipal, beneficiando mais de 700 crianças em período de creche, pré-escola e Ensino Fundamental.

As obras do Ciem 3, que já avançavam em ritmo acelerado, ganharão um reforço com a conquista desses novos recursos. Segundo a Secretaria de Obras Públicas, a alvenaria dos pavimentos térreo e superior está 70% concluída, assim como 66% da laje do primeiro teto, 60% das estruturas do pavimento superior e 33% da laje da cobertura, representando um avanço consistente na verticalização da construção. As duas escadas previstas no projeto também estão prontas e 60% do reboco do térreo e do andar superior foi finalizado.

A estrutura da piscina do novo complexo educacional no Caetetuba também está pronta e, atualmente, a pintura preparatória de alvenaria e o perfil metálico estão em desenvolvimento. Na próxima etapa das obras, serão finalizadas as estruturas do pavimento superior – incluindo a laje da cobertura, além da montagem da laje da piscina e concretagem. A fabricação das tesouras da cobertura da quadra poliesportiva e instalação de esquadrias de portas e janelas são outras intervenções planejadas para a próxima fase.

Com área construída de 5.477,35 m², a unidade contará com 20 salas de aula, auditório, salas inclusivas, salas multiuso, quadra poliesportiva coberta e ambientes integrados, além de piscina aquecida por sistema solar e geração de energia fotovoltaica, garantindo sustentabilidade ao projeto. Com previsão de ser entregue no segundo semestre de 2024, a terceira unidade do Centro Integrado de Educação Municipal busca atender à demanda por vagas na educação municipal e beneficiará cerca de 500 crianças de uma das regiões mais populosas da cidade, oferecendo educação de qualidade em um ambiente moderno e adequado à aprendizagem.

Outra obra que também pretende viabilizar essas melhorias, a construção da creche no Jardim Imperial atenderá 200 crianças, em período integral. A construção do CIEM 3 e da nova creche fazem parte do plano municipal de governo e da meta da Secretaria de Educação de elevar cada vez mais a qualidade e a equidade, ao mesmo tempo em que possibilita a ampliação da oferta da jornada integral para os alunos de Atibaia. Atualmente, do total de 63 unidades escolares da rede municipal de Atibaia, 39 são de tempo integral, com os estudantes permanecendo o dia todo na unidade; 16 contam com jornada ampliada (contraturno), com os alunos realizando atividades extracurriculares em alguns dias e períodos da semana; e 8 possuem jornada parcial, com os alunos permanecendo na unidade apenas um período do dia.