Prefeitura de Atibaia investe em programa de desenvolvimento humano e saúde mental para fortalecer educação municipal

O investimento é de R$ 21.979,00 por mês em um contrato de 24 meses e o trabalho reflete na aprendizagem, no bem-estar dos alunos e no futuro da cidade

Prefeitura de Atibaia investe em programa de desenvolvimento humano e saúde mental para fortalecer educação municipal

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria da Educação, implementou o programa “Liderança Amorosa na Educação – Programa de Desenvolvimento para Gestores Escolares”, uma iniciativa estratégica para capacitar profissionais da rede municipal e promover um ambiente escolar mais saudável e colaborativo. As ações previstas no programa acontecerão ao longo de 24 meses, período em que serão feitos diagnósticos, formação continuada, acompanhamento psicossocial e planejamento de ações sustentáveis, alinhadas às melhores práticas em gestão educacional e saúde no trabalho, com um investimento mensal de R$ 21.979,00.

A iniciativa surge a partir de demandas identificadas em consultas com profissionais da educação, que destacaram a necessidade de suporte emocional e ferramentas de liderança para enfrentar os desafios cotidianos nas escolas. O trabalho está em conformidade com as normas legais, atendendo às diretrizes da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que prevê a gestão de riscos psicossociais no ambiente laboral.

A Administração Municipal destaca que o cotidiano escolar exige mais do que conhecimento técnico. Exige sensibilidade, equilíbrio e disposição para lidar com diferentes situações e pessoas, dia após dia. Por isso, a Prefeitura compreende que cuidar das pessoas que cuidam da educação é essencial para transformar, de forma concreta e sustentável, a realidade das escolas.

Estão previstos encontros formativos, palestras, rodas de conversa, monitoramento e plano de ação. O programa busca apoiar diretores, coordenadores, supervisores, professores e demais profissionais da educação, capacitando-os para liderar com empatia, propósito e estratégia. Além de favorecer um clima mais saudável e engajado nas escolas, a iniciativa tem como foco a prevenção de transtornos emocionais e a valorização de vínculos mais humanos entre os membros da comunidade escolar.

A contratação foi formalizada no último dia 2 de abril, sendo os profissionais envolvidos técnicos especializados na área, com formação comprovada.

 

Impacto na aprendizagem

Estudos comprovam que a saúde mental dos educadores está ligada ao desempenho dos alunos. Ao investir no bem-estar das equipes escolares, a Prefeitura não apenas valoriza seus servidores, mas também garante um ensino mais eficaz e um clima escolar propício à inovação pedagógica.

 

Atibaia avança na Educação

A área da Educação conseguiu importante avanços neste ano de 2025. No final de março, a Prefeitura lançou os programas Conecta EducAtibaia e Aprender Mais Atibaia, que visam fortalecer o aprendizado dos alunos e aprimorar a prática pedagógica nas escolas da rede municipal.

O Conecta EducAtibaia tem o objetivo de modernizar o ensino por meio da tecnologia. Com a entrega de 40 carrinhos equipados com 36 Chromebooks cada e 40 lousas interativas móveis, as 26 unidades escolares do município contarão com ferramentas que possibilitam aulas mais dinâmicas e inovadoras. Além disso, professores e equipe pedagógica receberão formação e suporte da Google for Education, garantindo o uso eficiente das novas tecnologias em sala de aula.

Já o programa Aprender Mais Atibaia foca no fortalecimento da aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental. A iniciativa disponibilizará materiais de apoio de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos do 5º ano, além de cadernos de atividades para os estudantes do 2º ano, visando aprimorar as habilidades de leitura, escrita e resolução de problemas. O programa ainda prevê formação para equipes gestoras e professores, assegurando impacto significativo na aprendizagem e melhor preparação para as avaliações do SARESP e SAEB.

Outra importante ação na área da Educação foi a adoção de horário estendido nas creches da cidade, atendendo a uma demanda da população. Muitas famílias trabalham em horários diferenciados e necessitavam que a Prefeitura cuidasse  e oferecesse condições adequadas de educação para seus filhos nesse período. Para essa implementação houve articulação entre as unidades escolares e os vários departamentos da Secretaria da Educação, com a elaboração do planejamento desse atendimento.

Também neste ano a Secretaria de Educação instalou novos playgrounds modulares em 63 escolas municipais, incluindo creches comunitárias. A ação tem objetivo de assegurar que cada unidade escolar receba um parque adequado à faixa etária atendida, com novos equipamentos de alta qualidade e fácil manutenção, que promovam a segurança, a integridade física e o bem-estar dos alunos.

 

Excelência Educacional

Em março, Atibaia recebeu o Prêmio Excelência Educacional, do programa Alfabetiza Juntos SP, do Governo do Estado de São Paulo, que reconhece os esforços das redes municipais que atingiram as metas estabelecidas na avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 2024. Nossa cidade foi reconhecida entre as 100 Prefeituras que avançaram nos resultados da Avaliação de Fluência Leitora. Apenas 72 cidades receberam ambas as premiações.

O Prêmio Excelência Educacional teve como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Saresp. Cada escola contou com uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral. Já o reconhecimento aos 100 municípios destaque na alfabetização levou em conta os melhores índices de fluência leitora, uma métrica essencial para avaliar o desenvolvimento das crianças.