Prefeitura de Atibaia entrega reforma e ampliação da Escola Municipal Educador Paulo Freire

Realizadas com recursos próprios, obras permitirão a implantação do ensino em tempo integral do Ensino Fundamental na escola do bairro da Usina

Nesta quinta-feira, dia 16 de novembro, a Prefeitura de Atibaia realizou a entrega da revitalização e ampliação da Escola Municipal Educador Paulo Freire, no bairro da Usina. Realizadas pelo Executivo Municipal com recursos próprios, as obras incluíram não só a reforma do prédio antigo da escola, mas também a construção de um novo espaço com mais de 400 m² de área, além de uma piscina com vestiários. As intervenções possibilitarão implantar o ensino em período integral do Ensino Fundamental na unidade no ano que vem.

A cerimônia que oficializou a entrega contou com a participação da diretora da escola, Vivian Kimura, além de funcionários, pais, alunos, entre outras autoridades locais.

“Quero iniciar agradecendo a todos os educadores e profissionais que já estiveram por aqui, pois hoje podemos comemorar a conquista e a luta de 15 anos por uma escola reorganizada em seus espaços e tempos escolares. Espaços que pudessem, de fato, acolher, cuidar e ensinar. Precisávamos dessa ação de governo. Sem isso, não poderíamos fazer essa escola em jornada integral. Assim, em nome de toda a comunidade escolar, de nossos alunos, nossos educadores, agradeço muito ao prefeito e à secretária de Educação, que, mesmo diante de muitos desafios, assumiram esse compromisso logo no primeiro ano de gestão”, comemorou a diretora da escola, Vivian Kimura.

Bastante emocionada, a diretora encerrou seu discurso citando Paulo Freire, patrono da Educação brasileira, do Currículo Municipal e da escola: “A escola é lugar de pensar a vida, de questionar, de fazer junto, de fazer amigos, de ensinar e aprender, onde todos são ensinantes e todos são aprendentes. A leitura da vida precede a leitura da palavra. A compreensão da história como possibilidade e não como oportunismo seria ininteligível sem o sonho, nos ensina Paulo Freire no livro Pedagogia dos Sonhos Possíveis. E aqui está o sonho!”.

paulo-freire-corpo

A reforma do prédio antigo abrangeu a ampliação da biblioteca, da cozinha e do refeitório, além da construção de uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para atender aos estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, uma sala de aula aberta e uma oficina. Já a ampliação envolveu a construção de um novo prédio de 476,92 m² de área construída – com casa de máquinas no subsolo, piscina, vestiários feminino e masculino, salas multiúso, de artes e de música/dança. Um investimento de cerca de R$ 7,5 milhões que possibilitou continuar ampliando o número de escolas em período integral.

O casal Rafael Paiva e Ivonete Aparecida da Silva estavam orgulhosos da filha Heloísa, uma das alunas que participou da cerimônia de entrega: “Eu achei muito interessante a reforma da escola e, por ter várias atividades para as crianças, inovador. Ainda mais em um sistema que é público”, opinou Rafael.

“A Helô iniciou nessa escola e teve bastante dificuldade no começo. Mas a escola, a diretora e as professoras com as quais ela passou foram maravilhosas! A minha filha é tratada com muito carinho por todos, desde o pessoal da merenda até as tias. Minha filha tinha medo de água, mas o professor conseguiu ensiná-la a pular e ela falou ‘mãe, agora eu sei mergulhar!’. Está sendo maravilhoso para mim e para a minha filha, que deu um passo que eu não tinha noção de que a escola conseguiria me ajudar”, relatou Ivonete.

Stephannie Lima, que tem um filho matriculado na pré-escola, também elogiou a iniciativa: “Para mim, a ampliação da escola foi uma maravilha. Ano que vem, meu filho vai para o Fundamental I e a gente mora em um bairro afastado. A ampliação trouxe essa diversidade de atividades, vai ser uma melhoria e tanto, que vai agregar não só às mães como eu, que trabalho o dia inteiro, como também para as crianças, que vão ter mais oportunidades de fazer coisas diferentes na escola”.

Desde 2021, foram realizadas mais de 60 intervenções, entre construção, reforma, manutenção e ampliação. Recentemente, a Prefeitura inaugurou a quadra poliesportiva e entregou a ampliação da Escola Municipal André Franco Montoro, no bairro Ponte Alta, e as obras na Walda Paolinetti Lozasso, no bairro Chácaras Fernão Dias, estão a todo vapor, com previsão de entrega no início de 2024. Realizadas com recursos próprios, as obras buscam expandir o número de escolas com ensino em período integral no município. Atualmente, do total de 63 unidades escolares da rede municipal, 39 são de tempo integral, com os estudantes permanecendo o dia todo na unidade, e 16 contam com jornada ampliada (contraturno), com os alunos realizando atividades extracurriculares em alguns dias e períodos da semana.

paulo-freire-corpo (2)