Educação de Atibaia apresenta trabalho de referência na área em seminário regional em Diadema/SP

Município foi convidado pelo Ministério da Educação para expor sua experiência no processo de ampliação da Educação Integral

O status de Atibaia como cidade referência em Educação foi reforçado nesta semana durante o Ciclo de Seminários do “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”, evento realizado em Diadema/SP.

A convite do Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação de Atibaia apresentou, na quinta-feira (5), o trabalho realizado pela Pasta no município. A exposição aconteceu no Painel Específico “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental - Orientações para o tempo integral nos anos iniciais e finais”, com mediação da coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC, Tereza Farias, e apresentação de painelistas.

O objetivo do ciclo de seminários foi debater, reunir e sistematizar insumos para o documento de princípios e orientações para a Educação Integral em Tempo Integral em todas as etapas e modalidades da Educação Básica. A iniciativa é uma das estratégias do Programa Escola em Tempo Integral, cuja finalidade é fomentar a criação de novas matrículas em tempo integral na Educação Básica e viabilizar o alcance, com qualidade e equidade, da meta seis do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.

Site 2

Educação Integral em Atibaia
Atualmente, com 16.043 alunos na rede municipal, do total de 63 unidades escolares, 39 são de tempo integral, com os estudantes permanecendo o dia todo na unidade; 16 contam com jornada ampliada (contraturno), com os alunos realizando atividades extracurriculares em alguns dias e períodos da semana; e 8 possuem jornada parcial, com os alunos permanecendo na unidade apenas um período do dia.

Durante o evento em Diadema, a Secretaria de Educação de Atibaia abordou os documentos norteadores do trabalho realizado no município, construídos coletivamente, com a participação dos conselhos e de toda a comunidade escolar: Plano Nacional de Educação; Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU); Plano Municipal de Educação; Currículo Municipal; Plano de Gestão da Secretaria de Educação; e Projeto Político Pedagógico das Unidades Escolares.

A Secretaria Municipal de Educação também está finalizando um documento de referência da Educação Integral de Atibaia, com as concepções, desafios e proposições. O material conta com a assessoria técnica da Prof. Dra. Jaqueline Moll, da Prof. Dra. Maria Regina Passos, de uma Comissão de Elaboração do Documento, além de consulta pública junto aos educadores e toda a comunidade escolar, com participação marcante dos grêmios estudantis.

escola-tempo-integral

A experiência apresentada por Atibaia destaca que, para realizar as ações objetivando a ampliação do número de escolas em tempo integral, é necessário um grande compromisso do Governo Municipal, com planejamento financeiro e estratégico; projeto político pedagógico das escolas; revitalização dos espaços e infraestrutura; pactuação junto ao Ministério da Educação; e diálogo com a comunidade escolar – tudo para garantir um atendimento de qualidade na cidade.

Entre os desafios do município nesse trabalho, foram citadas as necessidades: de um esforço coletivo; de se repensar a escola para gerar mais oportunidades de aprendizado visando o pleno desenvolvimento integral dos estudantes; de ampliação de vagas em tempo integral; de integração com o currículo; de infraestrutura e transporte escolar; de tempo e espaço; de recursos humanos e materiais; e de formação continuada – socioemocional, antirracista, educação inclusiva, entre outras.

Vale lembrar que recentemente Atibaia também participou do 2º Seminário Nacional de Educação Integral, realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador/BA, contribuindo para o debate curricular, político e pedagógico de uma concepção de Educação Integral inserida em um projeto de sociedade democrática, socialmente justa e ambientalmente sustentável, que valoriza as diferenças e combate todas as formas de discriminação.