Atibaia representa Brasil na Conferência Mundial sobre Cuidados e Educação na Primeira Infância

Educação Municipal de Atibaia é destaque internacional, representando o país em Conferência, no Uzbequistão

É Atibaia nos eventos internacionais! O município representou o Brasil na Conferência Mundial sobre Cuidados e Educação na Primeira Infância, realizado no Humo Arena, Tashkent, Uzbequistão, entre os dias 14 a 16 de novembro. A exposição “We Are The Children”, composta por histórias fotográficas produzidas em seis lugares do mundo, teve como objetivo mostrar práticas de sucesso de Atenção e Educação na Primeira Infância. A cidade de Atibaia foi selecionada pelo MEC – Ministério da Educação – para representar o país.

A Conferência organizada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e sediada pela República do Uzbequistão buscou revelar a importância dos cuidados e de educação com qualidade desde o nascimento aos primeiros anos de vida das crianças. A exposição “We Are The Children” apresenta ensaios fotográficos espalhados no mundo e, de acordo com a UNESCO, embasados em três objetivos principais: desenvolver políticas relevantes e culturalmente apropriadas; colocar em prática sistemas eficazes e responsáveis; e aumentar o investimento na área da educação para alcançar sociedades de aprendizagem e desenvolvimento sustentável.

No Brasil, as fotografias foram realizadas por Tuane Fernandes, fotógrafa da UNESCO que atuou em duas escolas municipais de Atibaia: No Centro de Educação Infantil – CEI -Maria José Borges Russomanno e CEI Profª Hermínia Salarolli dos Santos Bacci – Mima Bacci, mostrando o cotidiano de aprendizados e vivências destes alunos por meio de fotografias e apresentando o espaço seguro para as crianças aprenderem e se desenvolverem no ambiente escolar.

O CEI Maria José Borges Russomanno, localizado no bairro Jardim Cerejeiras, atende cerca de 370 crianças de 0 a 5 anos. A diretora da escola, Denise LLata, destaca que está muito feliz com a participação na exposição e valoriza as vivências das crianças bem como o trabalho da equipe de profissionais da educação infantil. Recentemente inaugurado no bairro do Tanque, o CEI Profª Hermínia Salarolli dos Santos Bacci – Mima Bacci atende 160 crianças de 0 a 5 anos e também foi contemplado com fotografias poéticas e representativas pela Conferência Mundial, com base no direito de toda criança a cuidados e educação de qualidade desde o nascimento.

“Tudo começa nos primeiros anos de vida, por isso é muito importante valorizar a educação desde a primeira infância. A implementação do Currículo da Educação Básica de Atibaia ‘Educação de Excelência com Equidade, que acontece no cotidiano das escolas municipais e conveniadas, está contribuindo para a realização da educação que desejamos”, afirma a secretária de Educação de Atibaia, Eliane Doratiotto Endsfeldz.