Prefeitura e SEBRAE reúnem 60 grandes e médias empresas do segmento de autopeças no “Encadear Summit CPL Autopeças Atibaia”

Evento reforçou a importância estratégica da atividade para o desenvolvimento econômico do município

Prefeitura e SEBRAE reúnem 60 grandes e médias empresas do segmento de autopeças no “Encadear Summit CPL Autopeças Atibaia”

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), em parceria com o SEBRAE, realizou no dia 29 de abril (terça-feira), o “Encadear Summit CPL Autopeças Atibaia”, evento que reuniu, no Hotel Bourbon, as 60 maiores empresas do segmento de autopeças. Voltado a médias e grandes empresas, o encontro apresentou iniciativas de fomento a conexões estratégicas, fortalecimento de cadeias produtivas e crescimento econômico municipal.

Durante o evento foram apresentados dados sobre o segmento e casos de sucesso de empresas consolidadas no mercado, além de momentos dedicados ao networking e troca de experiências. Um dos destaques foi a apresentação do programa Conexões Corporativas, do qual o “Encadear Summit CPL Autopeças Atibaia” faz parte. A iniciativa estimula a geração de negócios sustentáveis ao aproximar as grandes empresas das micro e pequenas, com foco em inovação, parcerias comerciais e melhoria da competitividade.

O evento contou com a presença de representantes do poder público de Atibaia, do Governo do Estado de São Paulo, da diretora Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Caroline Nais, representando o secretário Jorge Lima e de parceiros como o Instituto Constanta de Inovação, Sest/Senat e Senai.

Sérgio Gromik, gerente regional do Sebrae-SP, destacou que o Encadear Summit CPL Autopeças Atibaia foi idealizado durante, pelo menos, dois anos: “Queríamos mostrar para as médias e grandes empresas, por meio do ‘Conexões Corporativas’, como o Sebrae-SP e o poder público municipal podem atuar como parceiros estratégicos e impactar positivamente Atibaia e região. Pela resposta afirmativa que tivemos dos executivos presentes, conseguimos passar essa mensagem no evento”.

O prefeito de Atibaia ressaltou o potencial da cidade em diversas frentes econômicas, incluindo a indústria. Além disso, enfatizou o papel do poder público na criação de um ambiente favorável aos negócios. A Prefeitura tem trabalhado para favorecer o desenvolvimento industrial e tem atraído diferentes empresas para a cidade, com a proposta de fomentar o desenvolvimento da atividade econômica. Para este trabalho, Atibaia conta com o apoio do Sebrae-SP e do Governo do Estado.

Participante do encontro, Eduardo Macedo, gerente de compras da Grammer, falou sobre a relevância da iniciativa para o fortalecimento dos negócios locais. “O evento traduziu muito bem o que é necessário para que as empresas cresçam e se alinhem às grandes corporações. Dois dos nossos cinco principais fornecedores de material produtivo são pequenas empresas de Atibaia. Com o apoio do Sebrae-SP, poderemos intensificar essas parcerias”, afirmou.

 

Importância para Atibaia

Dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) apontam que, em 2023, o segmento de autopeças foi responsável por 18,5% de todos os vínculos empregatícios gerados pela indústria em Atibaia. Além do impacto no emprego, o segmento se destaca pela remuneração: o salário médio real nas empresas alcançou R$ 6.009 em 2023, o segundo maior dentro da Indústria da Transformação na cidade. O faturamento anual está próximo de R$ 6 bi.

A realização do “Encadear Summit CPL Autopeças Atibaia” fortalece a Cadeia Produtiva Local (CPL) de autopeças, que é programa do Governo do Estado de São Paulo. Importante destacar que a cidade obteve, em 2024, esse reconhecimento e hoje é considerada polo estratégico para a cadeia automotiva. A realização do evento faz parte do trabalho de apoio ao crescimento sustentável dos negócios locais, por meio da inovação, competitividade e geração de oportunidades.