Patos e gansos que habitavam lagos dos bairros Jardim do Lago e Jardim Paulista são soltos no Parque Edmundo Zanoni
Animais ficarão no parque até que fique definido quem será o responsável pelos seus cuidados, quando os lagos de onde vieram estiverem aptos a recebê-los

A Prefeitura informa que os patos e gansos que habitavam os lagos dos bairros Jardim do Lago e Jardim Paulista foram soltos, nesta quinta-feira (8), no lago do Parque Edmundo Zanoni. Os animais ficarão no parque até que fique definido quem será o responsável pelos seus cuidados, quando os lagos de onde vieram estiverem aptos a recebê-los. Durante esse período, receberão acompanhamento de equipes do Departamento de Defesa Animal.
As aves estavam em quarentena em área confinada do próprio parque, próximo ao galpão de exposições, enquanto eram conduzidos estudos sobre a qualidade da água nos lagos de origem, devido a episódios de mortandade registrados recentemente. Embora a contaminação da água dos lagos do Jardim do Lago e Jardim Paulista tenha sido descartada, análises feitas em alguns animais identificaram a presença de Clostridium spp e Escherichia coli enteropatogênica, infecções possivelmente causadas pela ingestão de alimentos deixados por frequentadores ou pescadores.
Vale ressaltar que o lago do Parque Edmundo Zanoni já foi habitat de dezenas de patos em anos anteriores e é reconhecido por ambientalistas como um ambiente apropriado para a espécie. A soltura das aves foi acompanhada por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente.
Os lagos dos bairros Jardim do Lago e Jardim Paulista já passaram por serviços iniciais de limpeza e estão incluídos em cronograma de ações de zeladoria e recuperação ambiental, incluindo desassoreamento.
A Prefeitura reforça que os patos e gansos não pertencem ao município, tendo sido introduzidos pela própria população e cuidados por moradores locais. Diante dos recentes casos de adoecimento, a Secretaria do Meio Ambiente e o Departamento de Defesa Animal intervieram para assegurar o bem-estar e a preservação das aves.
A Administração Municipal orienta a população a não soltar animais em lagos públicos e solicita que casos de abandono sejam denunciados à Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal ou à Polícia.