Castrar é um ato de amor: Prefeitura de Atibaia promove cuidado e adoção responsável de cães e gatos
Mutirões de castração gratuitos promovem saúde e bem-estar. Conheça o exemplo de adoção da “deleGATA” Charlie

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal, realiza mensalmente o Mutirão de Castração, ação que oferece cirurgias gratuitas para cães e gatos da cidade. O próximo mutirão de castração já tem data definida, com inscrições no dia 22 de setembro, a partir das 8h30, e realização no dia 26, na sede da Defesa Animal.
O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo link (https://www.prefeituradeatibaia.com.br/PreAgendamentoProgramaCastracao/RecepcaoPreAgendamentoProgramaCastracao.php) disponibilizado apenas nos períodos de inscrição. As vagas são limitadas e se encerram assim que são preenchidas. Para participar, os tutores precisam apresentar RG, CPF e comprovante de endereço em Atibaia. As cirurgias acontecem na sede da Defesa Animal, localizada na Rua João Lozasso, n.° 455, Morumbi, em estrutura equipada e com suporte de profissionais capacitados.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Defesa Animal pelos telefones (11) 4413-6996 e (11) 4413-3723.
Exemplo que inspira
A história da Charlie, conhecida também como “deleGATA”, mostra como a adoção responsável e a castração caminham lado a lado. A gatinha preta e branca, sem raça definida, foi acolhida recentemente por colaboradores da Delegacia de Polícia Civil de Atibaia após aparecer durante um plantão noturno. Na última semana, passou pelo procedimento de castração, realizado sem intercorrências. A ação teve o objetivo de cuidar da gata e atender os cuidados necessários para sua saúde e bem-estar, demonstrando que cuidar dos animais é um ato de amor que transforma vidas e fortalece a convivência entre pets e pessoas.
A nova integrante recebeu o nome Charlie, inspirado no código universal “Papa Charlie”, usado para se referir à Polícia Civil. E conquistou o apelido de “deleGATA”, em referência ao cargo de delegada e à sua presença marcante na rotina da unidade. Com personalidade dócil e carinhosa, a gata escolheu a recepção como seu lugar favorito e gosta de fazer companhia às pessoas que passam pela delegacia.
A castração é um cuidado essencial que garante mais saúde e qualidade de vida aos animais. Além de prevenir doenças graves, como câncer de útero, ovário e testículo, e infecções como a piometra em fêmeas, o procedimento ajuda a reduzir comportamentos de risco, como agressividade, marcação de território e fugas.
Mais do que benefícios individuais, a castração impacta toda a comunidade. O procedimento contribui para o controle populacional de cães e gatos, diminui o abandono, previne a propagação de doenças e reduz acidentes causados por animais em fuga.
Adoção de animais
A Defesa Animal promove quinzenalmente feiras de adoção de cães e gatos em sua sede. A próxima edição será nesta quarta-feira (27), das 9h às 15h. Além das feiras, a equipe também participa do Domingo Livre, levando animais disponíveis para adoção. O próximo evento acontece domingo (31) no Complexo Santa Clara, das 9h às 14h.
Para efetivar a adoção do animal, basta apresentar RG ou CNH e comprovante de endereço atualizado. Todas as ações são realizadas de forma responsável pela Prefeitura e os adotantes também assinam um termo por meio do qual se comprometem a cuidar do pet, além de receberem uma cartilha com orientações sobre os cuidados necessários.
Os filhotes que estão disponíveis para adoção já estão vacinados e vermifugados, além de contarem com a castração gratuita garantida pela Prefeitura. Quando o animal atingir a idade adequada para o procedimento cirúrgico (entre 5 e 6 meses), o tutor deve entrar em contato com o Departamento de Defesa Animal e agendar a castração. A cirurgia inclui ainda a implantação de um microchip com os dados de identificação do tutor, assim, caso o animal se perca, será possível identificar o responsável.