Oficinas do projeto “Com o Samba Se Cura” buscam resgate à cultura do samba

Projeto foi contemplado em Atibaia pela Política Nacional Aldir Blanc e promove aulas gratuitas para crianças e adultos

Oficinas do projeto “Com o Samba Se Cura” buscam resgate à cultura do samba

Estão em andamento as aulas do projeto “Com o Samba Se Cura”, contemplado em Atibaia pela Política Nacional Aldir Blanc. São oficinas de percussão, dança e consciência corporal, e também voltadas a pessoas interessadas em atuar como passistas, mestres-salas e porta-bandeiras. Na próxima terça-feira, dia 13, começam as aulas voltadas ao público infantil de mestre-sala e porta-bandeira. Os responsáveis podem inscrever as crianças pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQV6olOpaDBG8lg9_wnYV00efo-zf3V99T2ZsGj6UyzcTNJA/viewform até dia 30/05/2025.

 

As oficinas do projeto são todas gratuitas e, apesar de já estarem em andamento, continuam abertas para inscrições (link acima). Ao todo são 144 horas de prática, voltadas para pessoas a partir de oito anos, com o objetivo de fomentar e resgatar a cultura do samba no município. O trabalho conta com apoio da Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Cultura.

 

A ideia surgiu a partir da retomada das atividades culturais na cidade e da necessidade de fomentar a cultura do samba. Os responsáveis pelo projeto buscam resgatar as tradições e oferecer oportunidades de desenvolvimento artístico e pessoal para a comunidade do samba, além de contribuir para a autoestima e autoconfiança dos participantes.

 

As oficinas contam com profissionais da área da música, dança e artes visuais, que trabalham a musicalidade, a expressividade, a consciência corporal, as técnicas específicas da dança de mestre-sala e porta-bandeira e as técnicas do samba para passistas.