Lei Paulo Gustavo: confira os projetos audiovisuais selecionados em Atibaia

São, ao todo, 15 produções audiovisuais selecionadas por meio do edital da Secretaria de Cultura específico para o setor

Lei Paulo Gustavo: confira os projetos audiovisuais selecionados em Atibaia

A Prefeitura de Atibaia, seguindo as diretrizes do edital da Lei Paulo Gustavo, selecionou 15 projetos do setor audiovisual: 13 curtas-metragens – entre documentários, animações e ficções – e dois roteiros inéditos. Confira os projetos que foram contemplados, tenha uma prévia do que vem por aí em 2024 e fique atento ao portal e redes sociais da Prefeitura para não perder nenhum lançamento!

Documentários
O edital do setor audiovisual contemplou 13 curtas-metragens, sendo oito documentários, três obras de ficção e duas animações. Entre os documentários, dois abordarão o universo do Hip-hop: “Atibaia 50 anos de Hip-Hop” e “MC Paulo do Rap – a fúria e a poesia do Hip-hop”. Enquanto o primeiro, em comemoração aos 50 anos do movimento, retrata a história do gênero na cidade, o segundo explora essa temática a partir da trajetória artística e pessoal de um dos artistas urbanos mais influentes em Atibaia e região.

Ainda dentro do gênero documentário e ligado à pauta da cultura afro, “Quilombo Atibaia” pretende recuperar a história da resistência dos escravizados durante o período colonial no Brasil, com ênfase no Quilombo de Atibaia.

Já o curta “Aqui Renasce a Esperança” vai mostrar o caminho percorrido por Maria Luisa, uma moradora da cidade, desde que recebeu o diagnóstico de hanseníase na década de 70 – quando a lepra era cercada de muito preconceito e desinformação – passando por sua internação compulsória no Sanatório Santo Ângelo, em Mogi das Cruzes, até a sua luta por direitos como uma das fundadoras do Movimento dos Pacientes de Hanseníase (MORHAN).

Outros curtas documentais selecionados pelo edital específico do setor audiovisual são: “Das Cinzas”, sobre a luta heroica das Brigadas Florestais Voluntárias na prevenção e combate a incêndios florestais na Serra do Itapetinga, e “Objeto Não Identificado”, que vai apresentar a geografia da cidade, com ênfase na reserva de mata atlântica e nas pedras (Pedra Grande e Pedra da Laje), em uma mistura de comédia e drama.

Para fechar a lista de documentários selecionados, dois curtas ligados à música: “Uma Jornada pela Música Caipira de Hoje” e “Para Não Deixar o Samba Morrer”.

Ficção
Representando o gênero ficcional, “Céu Estrelado” combina elementos de aventura e drama familiar; “A bola” narra a vida de Deco, um homem com deficiência intelectual aficionado por futebol; e “Fogo: Paisagem Sonora” é uma ficção poética que, no contexto das violências simbólicas e concretas, vai tratar de temas como queimadas, poluição sonora e assassinato de pessoas trans.

Animação
Também foram selecionadas duas animações: “Vidas Secas”, curta no estilo puppet movie baseado no clássico de Graciliano Ramos, e “Fadário”, uma criação híbrida – entre o processo analógico 2D e recursos digitais, que vai utilizar lápis, caneta, aerógrafo e cerca de 7.200 desenhos em sua produção.

Roteiros inéditos
Ainda no edital do audiovisual, a categoria roteiros inéditos selecionou duas narrativas. “O Último Suspiro do Jeca” vai até Taubaté para investigar as realizações de um dos nomes mais conhecidos no cinema nacional, Amácio Mazzaropi. “Clube da Rabiola”, por sua vez, parte de memórias da infância para projetar na tela do cinema imagens da periferia.