Prefeitura de Atibaia inaugura Centro Dia da Pessoa com Deficiência

Equipamento promove inclusão e apoio para pessoas com deficiência entre 18 e 59 anos de idade, especialmente em situação de vulnerabilidade, isolamento ou risco social

Prefeitura de Atibaia inaugura Centro Dia da Pessoa com Deficiência

Na última terça-feira (16), a Prefeitura de Atibaia inaugurou o Centro Dia da Pessoa com Deficiência, um equipamento social que tem como objetivo proporcionar um espaço de convivência e apoio para pessoas com deficiência e idade entre 18 e 59 anos. O espaço da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social atenderá cerca de 40 pessoas diariamente, oferecendo acolhimento e atendimento profissional.

Centro Dia PCD
O Centro Dia da Pessoa com Deficiência, o primeiro da região Bragantina, destina-se especialmente a indivíduos em situação de vulnerabilidade, isolamento ou risco social, os quais são referenciados pelo CRAS - Centro de Referência de Assistência Social ou pelo CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Esses cidadãos têm a oportunidade de usufruir dos serviços oferecidos em meio período (manhã ou tarde) ou em período integral, conforme suas necessidades e disponibilidades.

Transporte exclusivo
A Prefeitura de Atibaia também está disponibilizando um veículo exclusivo que ficará à disposição dos beneficiados. O serviço de transporte visa garantir que os usuários tenham acesso facilitado ao Centro Dia PCD e possam retornar às suas residências com segurança e comodidade. Essa iniciativa reforça o compromisso da Administração Municipal em proporcionar uma experiência completa e acessível para todos.

Atendimento especializado
Uma das principais características do equipamento é a presença de uma equipe multidisciplinar qualificada, composta por psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e cuidadores. Esses profissionais estão dedicados a oferecer um atendimento personalizado e abrangente, visando o bem-estar e a inclusão social dos usuários.

O Centro Dia da Pessoa com Deficiência está localizado na Estrada Arao Sahan, nº 1501, Bairro Belvedere. No entanto, o município já anunciou planos para a breve adequação de um local próprio no Centro da cidade, visando otimizar ainda mais o funcionamento e o acesso aos serviços oferecidos.

Compromisso com a inclusão
Essa inauguração representa um importante passo na promoção da igualdade e inclusão social em Atibaia, demonstrando o compromisso da Administração Municipal em oferecer espaços e serviços que atendam às necessidades específicas da comunidade, especialmente daqueles que enfrentam desafios diários devido à deficiência.