Começou nesta segunda-feira (19) a Pré-Conferência Municipal de Assistência Social
Reuniões acontecem em todas as unidades dos Cras e no Centro Pop Rua até o final da próxima semana. Objetivo é ouvir propostas dos usuários e dos técnicos do SUAS para serem levadas à 11ª Conferência Municipal de Assistência Social que acontece no dia 13 de junho

A Pré-Conferência Municipal de Assistência Social teve início nesta segunda-feira (19), com a primeira reunião no Cras Portão. Até o dia 6 de junho serão realizados sete encontros: Cras Caetetuba, Cras Tanque, Cras Imperial, Cras Alvinópolis, Centro Pop Rua e um debate entre os servidores do SUAS no Sest-Senat, no Jardim das Palmeiras.
O objetivo das reuniões é ouvir as propostas dos usuários e dos servidores do SUAS para serem apresentadas durante a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social que acontece no dia 13 de junho. A Conferência é um importante espaço de participação social e de debate sobre políticas públicas de assistência social.
Na conferência são debatidos vários temas relacionados à assistência social. Os participantes têm a oportunidade de apresentar as suas experiências, demandas e sugestões. As propostas são votadas pelo colegiado e, se aprovadas, apresentadas ao Executivo e Legislativo do município a fim de se tornarem políticas públicas.
A 11ª Conferência Municipal será dividida em cinco eixos com diferentes temáticas, confira cada um deles:
Eixo 1 - Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades.
Eixo 2 - Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional.
Eixo 3 - Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social.
Eixo 4 - Gestão Democrática, Informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS.
Eixo 5 - Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.
Este ano as Conferências Municipais, Estaduais e Nacional celebram os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social, que transformou a maneira de se compreender e executar o serviço social no Brasil. O SUAS está inserido na LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) e caracteriza-se como um sistema único para promover e ofertar às famílias de qualquer parte do Brasil os mesmos serviços em conformidade com a Política Nacional de Assistência Social.