Produtores devem atualizar cadastro de rebanhos até 15 de dezembro
Atualização é obrigatória e deve ser feita até 15 de dezembro no sistema Gedave ou nas unidades da Defesa Agropecuária
A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Agricultura, informa que o Governo do Estado iniciou, no dia 29 de outubro, a campanha de declaração e atualização de rebanhos referente a novembro de 2025. A ação é coordenada pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, e tem como objetivo manter o controle sanitário dos rebanhos paulistas.
A atualização é obrigatória e deve ser feita até o dia 15 de dezembro. O produtor rural precisa informar todas as espécies existentes na propriedade pelo sistema Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), disponível em: https://gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br.
A CDA reforça que é preciso declarar todas as espécies, não apenas bovinos e bubalinos. A Guia de Trânsito Animal (GTA) só é emitida depois da atualização completa do rebanho, que pode incluir bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda.
A declaração pode ser feita diretamente no Gedave, ou presencialmente em uma das Unidades da Defesa Agropecuária. Também é possível enviar o formulário por e-mail, disponível no site da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo:
https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-animal/CAMPANHA_NOVEMBRO_FORMULARIOS.pdf
E se o produtor não fizer a declaração?
Quem não declarar dentro do prazo terá o bloqueio da movimentação do rebanho até a regularização e poderá sofrer sanções administrativas, conforme a legislação vigente. A orientação é fazer a atualização o quanto antes, dentro do prazo, para evitar problemas.