Atibaia firma convênio com governo estadual para fortalecimento do setor rural
Convênio permitirá à Prefeitura melhorar a infraestrutura, os serviços e as oportunidades para produtores e trabalhadores do campo

A Prefeitura assinou na terça-feira, dia 9, um convênio com o governo estadual com objetivo de fortalecer o setor rural da cidade. O documento faz parte do programa “Cidadania no Campo – Município Agro”, que auxilia cidades paulistas na formulação e execução de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável.
A partir de agora, a Prefeitura de Atibaia terá melhores condições de obter informações mais detalhadas sobre o setor e traçar estratégias para apoiar os agricultores e desenvolver a cadeia agrícola. Para isso, serão utilizadas ferramentas, informações técnicas e capacitações que possibilitam a elaboração de diagnósticos, a organização de ações e o acompanhamento das demandas da agricultura local.
Atibaia terá acesso a indicadores que auxiliam na criação de um Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, além de incentivos para melhorar a infraestrutura, os serviços e as oportunidades para produtores e trabalhadores do campo.
Com a adesão ao “Município Agro”, Atibaia passa a contar com:
-
Apoio técnico da CATI para identificar vocações produtivas e orientar investimentos no meio rural;
-
Diretrizes para fortalecer a agricultura familiar, a produção sustentável e a comercialização de produtos locais;
-
Ferramentas de gestão que ajudam a ampliar a eficiência das políticas públicas voltadas ao campo;
-
Estímulo à integração entre setores público, privado e sociedade civil na promoção do desenvolvimento rural.
Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura, o programa já beneficia centenas de municípios paulistas e se consolida como importante instrumento para alinhar as políticas municipais às diretrizes estaduais e federais do setor agropecuário.
Para Atibaia, a parceria representa mais um passo no fortalecimento da agricultura local – setor estratégico para a economia, para a geração de empregos e para a preservação ambiental. A Prefeitura reafirma, assim, seu compromisso de apoiar os produtores, valorizar o trabalho no campo e incentivar práticas que garantam mais qualidade de vida no meio rural.