Seminário sobre Serviço de Acolhimento acontece em 7 de junho no Cine Itá

Evento tem o objetivo de engajar a população para essa importante forma de proteção e cuidado para crianças e adolescentes

Seminário sobre Serviço de Acolhimento acontece em 7 de junho no Cine Itá

Em uma iniciativa pioneira, a Prefeitura, em parceira com a FADA (Família Acolhedora de Atibaia), sob coordenação da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), promove o Primeiro Seminário Sobre Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, com o objetivo de disseminar e fortalecer o cuidado com crianças e adolescentes em vulnerabilidade do município.

Inscrições
O evento acontece no próximo dia 7 de junho, das 9h às 17h, no Cine Itá, e os interessados podem fazer a inscrição gratuitamente pelo link https://forms.gle/UbkaFXGCnWkJVmRR7.

O Seminário contará com a presença de representantes de toda a rede municipal de proteção dos direitos da criança e do adolescente, bem como de pessoas interessadas em conhecer mais sobre esse serviço que tem crescido e ganhado força nacional nos últimos anos.

Acolhimento
FADA é um serviço que capacita e acompanha famílias dispostas a acolher temporariamente e voluntariamente crianças ou adolescentes afastados de seus lares como medida de proteção. Esses jovens enfrentam situações em que seus direitos foram ameaçados ou violados, e suas famílias encontram-se temporariamente incapazes de cumprir sua função de proteção e cuidado. Nesse contexto, a criança ou adolescente passa a residir temporariamente com a Família Acolhedora até que sua situação seja regularizada, retornando posteriormente à sua família de origem ou sendo encaminhada para adoção em outra família.

Palestrantes
Dentre os palestrantes confirmados para o seminário, destacam-se profissionais de renome e experiência no campo do acolhimento familiar:

* Jane Valente, Mestre e Dra. em Serviço Social, é uma referência no campo do Acolhimento Familiar, trazendo sua vasta experiência para enriquecer o debate.
* Adriana Pinheiro, Assistente Social e Especialista em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes, trará insights fundamentais sobre os desafios enfrentados por essa população vulnerável.
* Jose Roberto Poiani, Juiz da Vara da Infância e Juventude de Uberlândia/MG, trará sua perspectiva jurídica e prática sobre o tema, enriquecendo o diálogo com sua experiência no sistema judiciário.
* Renata Rivitti, Promotora de Justiça Coordenadora do CAO Infância e Juventude do MPSP, trará sua expertise no campo da proteção dos direitos da criança e do adolescente, contribuindo para uma abordagem integral do tema.

Informações
Para mais informações sobre o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, entre em contato pelo número (11) 91359-1905.