Atibaia promoveu 5º Encontro dos Conselhos Escolares com conscientização para Autismo no município
6 de abril de 2023 | 12h19

Atibaia promoveu 5º Encontro dos Conselhos Escolares com conscientização para Autismo no município

Encontro teve como objetivo fortalecer conselhos escolares e destacar importância da gestão democrática na Secretaria de Educação e nas unidades escolares

Atibaia promoveu na terça-feira, dia 3 de abril, o 5º Encontro dos Conselhos Escolares, com o tema “Autismo: mais informação, menos preconceito”, no Cine Itá Cultural. O encontro foi destinado aos conselheiros escolares, gestores, educadores e toda a sociedade, por meio de uma ação conjunta das secretarias municipais de Educação e de Saúde, além do Conselho Municipal de Educação. Realizado duas vezes por ano, o encontro tem como objetivo fortalecer os conselhos escolares e destacar a importância da gestão democrática na Secretaria de Educação, bem como nas unidades escolares.

Durante o evento foram oferecidas ao público informações e reflexões importantes sobre Autismo. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social apresentou desafios relacionados ao tema e ações a serem implantadas, especialmente a criação da Carteirinha Municipal de Transtornos do Espectro Autista (TEA) na cidade. Em seguida, a Secretaria de Saúde abordou a política de saúde do município e o trabalho na área de saúde mental.

Na sequência, a Secretaria de Educação apresentou as Diretrizes Educacionais da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva, retratando o contexto da rede municipal de ensino. Atualmente, há 66 escolas e 16.171 alunos matriculados, com 126 alunos da APAE Atibaia com ensino custeado pela Educação por meio de convênio, além de 560 alunos atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas municipais, dos quais 270 possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Prefeitura de Atibaia conta, na estrutura da Secretaria de Educação, com o Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional (CAADE), que desenvolve ações relacionadas aos TEA. A equipe do CAADE também participou do evento exibindo informações importantes sobre o trabalho realizado, como os objetivos do CAADE, a relevância da visão ontológica, bem como o termo “PCD” (Pessoa com Deficiência) e sua importância para compreensão das barreiras que podem surgir para essas pessoas.

Também foram apresentadas ações de prevenção que ocorrem em parceria com as escolas e ações implantadas no Plano de Formação de 2023, a partir da “escuta às famílias” realizada em 2022, dentre elas: a criação da Comissão Técnica Permanente de análise de encaminhamentos internos e externos para alunos elegíveis na perspectiva da educação inclusiva; o guia de conduta atualizado; cadernos de Seletividade Alimentar em TEA; e o caderno de acolhimento, para garantir o acesso e a permanência dos alunos com direito a um ensino personalizado.

O encontro foi encerrado com a palestra “Autismo, mais informação, menos preconceito”, ministrada pela Neuropsicopedagoga, Cristiane Fernandes Esteves Saraguci, que apontou ações e manejos que podem e devem ser realizados por todos os envolvidos no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com TEA. A palestrante também exibiu elementos para uma reflexão da sociedade nas áreas da Saúde e da Educação e, especialmente, de um olhar mais amoroso e compreensivo com todas as famílias.

Além de secretários e colaboradores das Pastas da Prefeitura, o encontro contou com a participação da presidente do Conselho Municipal de Educação, Marcela Camata Martinho, de vereadores, de representantes da empresa parceira FOCCUS, de integrantes de secretarias municipais de Tatuí, Pinhalzinho, Tuiuti e Joanópolis e também da APAE Atibaia, além de familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de gestores escolares das redes municipal e estadual de educação.

print

Skip to content