Município defendeu ações e recursos junto ao secretário Nacional de Assistência Social e ao ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Nesta semana a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) de Atibaia participou de uma série de encontros em Brasília para fortalecimento das políticas públicas na área.
Na segunda-feira (6) a Pasta integrou uma reunião do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) com o secretário Nacional de Assistência Social, Andre Quintão, e demais secretárias do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Já na terça-feira (7), a SADS participou de um encontro com o próprio ministro Wellington Dias e cuja pauta foi a Assistência Social em âmbito nacional, com coleta de informações e diretrizes para Atibaia.
De acordo com a SADS, o ministro convidou os secretários estaduais e municipais para apresentar o planejamento para adequações no Cadastro Único e organizar pagamentos fundo a fundo que foram expressivamente reduzidos nos últimos anos, gerando responsabilidades praticamente exclusivas para os municípios.
Ainda conforme a SADS, Atibaia conseguiu manter as políticas públicas com recursos próprios (municipais), enquanto a maioria das cidades brasileiras não conseguiu alcançar o mesmo êxito. A Pasta salienta que, caso o Governo Federal tivesse cumprido esse cronograma orçamentário, certamente Atibaia teria conseguido qualificar e ampliar os seus serviços.
A quarta-feira (8) contou com reuniões das comissões e da presidência ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), enquanto na quinta-feira (9) foi a vez da abertura da 314ª reunião ordinária do CNAS, quando o ministro Wellington Dias e a presidenta do CNAS, Margareth Alves, assinaram uma portaria conjunta para a realização da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada entre 5 e 8 de dezembro deste ano, também em Brasília.
Durante a 314ª reunião (que teve continuidade nesta sexta-feira, 10), a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Atibaia, Magali Basile, que também é conselheira e presidenta do COEGEMAS/SP, ressaltou a importância do financiamento da política de Assistência Social, dos serviços, programas e projetos na área, além do cuidado com a segurança alimentar e a primeira infância. “Nós precisamos transformar essa sociedade e só vamos transformar se cuidarmos da primeira infância dentro do SUAS e cuidarmos da Segurança Alimentar, porque com fome ninguém vai ouvir a nossa política pública”, salientou.