Prefeitura de Atibaia implanta cinco Ecopontos para descarte de resíduos

Iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente busca facilitar e incentivar o correto descarte de resíduos da construção civil, podas, madeiras, entre outros

Prefeitura de Atibaia implanta cinco Ecopontos para descarte de resíduos

A Prefeitura de Atibaia anuncia uma nova iniciativa que visa facilitar e incentivar o correto descarte de resíduos da construção civil, podas, madeiras, gessos e produtos recicláveis. São cinco pontos de entrega para pequenos volumes, denominados "Ecopontos", distribuídos estrategicamente em diferentes regiões da cidade.

Os Ecopontos, que funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h, são espaços administrados pela Secretaria de Meio Ambiente e designados para receber resíduos da construção civil (Classes A, B e C) e volumosos, incluindo galharias e resíduos arbóreos/vegetais, gerados e entregues pelos munícipes, que podem levar até 1m³.

Sustentabilidade ambiental
O descarte é gratuito e a ação tem como objetivo principal conscientizar e auxiliar a população no descarte correto de resíduos, promovendo a sustentabilidade ambiental e evitando danos ao meio ambiente e à saúde pública.

Onde estão os Ecopontos?
Confira abaixo a relação:

JARDIM COLONIAL/USINA: Estrada Hisaichi Takebayashi, 7060 (em frente ao Restaurante Frango D'água)

RESSACA: Rua Letícia Bonini, 113 - Jardim Ype (próximo ao Espaço Nardini)

CAETETUBA/CEREJEIRAS: Rua Fernão Dias, 940 (próximo à Estação Sesi de Cultura)

ALVINÓPOLIS: Rua José Benedito Trofino, 597

TANQUE: Rua João Cifarelli (próximo ao nº 2290)

Tipos de resíduos aceitos nos Ecopontos
Os ecopontos receberão resíduos da construção civil, podas, madeiras, gessos e produtos recicláveis, classificados em classes diferentes, e também aqueles mais volumosos. Segue Confira os itens aceitos:

Classe A: resíduos reutilizáveis ou recicláveis, como tijolos, telhas, concreto, solo, pedras, entre outros.

Classe B: resíduos que não são passíveis de reciclagem, mas podem ser reaproveitados, como madeira, plásticos, papelão, gesso, vidros, entre outros.

Classe C: São os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem ou recuperação – como, por exemplo, gesso ou isopor.

Volumosos: são resíduos constituídos por material volumoso, como podas, galharias e resíduos arbóreos/vegetais, móveis e equipamentos domésticos inutilizados, grandes embalagens, entre outros.

RG e comprovante de endereço
Ao descartar seus resíduos nos Ecopontos, você contribui para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida de toda a comunidade. Não se esqueça de levar seu RG e comprovante de endereço ao local de descarte.