Intervenções Multidisciplinares no Envelhecimento Ativo

A Organização Mundial de Saúde, estima que em 2050 haverá cerca de dois bilhões de pessoas idosas no mundo, sendo que no Brasil essa população, em 2025, representará 31,8 milhões de idosos, colocando o país no sexto lugar no ranking com esse número populacional idoso (FAPESP, 2016).

Com o aumento da longevidade e as modificações biopsicossociais advindas desse processo requer uma atenção especializada no proposito da promoção, prevenção da saúde e manutenção da capacidade funcional levando a um envelhecimento bem sucedido com qualidade de vida. Para tal, deve-se discutir o processo saúde-doença e as modificações de hábitos comportamentais do sujeito que envelhece, mas também preparar a família, profissionais e sociedade as especificidades dessa faixa etária.

A partir disso, a Prefeitura da Estância de Atibaia, através da Coordenadoria Especial do Idoso, em conjunto com o Programa Raimunda Moura para parkinsonianos, propõe a realização do 1° Simpósio de envelhecimento e longevidade com o objetivo de promover o desenvolvimento técnico-científico da temática saúde-doença, envelhecimento ativo e multidisciplinariedades.)

O evento ocorrerá no dia 01 de Setembro de 2017, com inicio às 7h30 no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret” (Al. Lucas Nogueira Garcez, nº 511 - Parque das Águas - Atibaia - SP), tendo como público alvo os estudantes e profissionais da área da saúde, com emissão de certificado aos participantes no final do evento. As inscrições para o simpósio são gratuitas e devem ser feitas neste portal, através do menu "Inscrição" entre os dias 28/07/2017 e 27/08/2017, ou até o preenchimento das 272 vagas disponíveis. Caso haja a necessidade de alteração na programação, as temáticas serão mantidas.