Intervenções Multidisciplinares no Envelhecimento Ativo

A Organização Mundial de Saúde estima que, em 2050, haverá cerca de dois bilhões de pessoas idosas no mundo. No Brasil, essa população, em 2025, representará 31,8 milhões de idosos, colocando o país em sexto lugar no ranking com esse número populacional idoso (FAPESP, 2016).

Com o aumento da longevidade e as modificações biopsicossociais advindas desse processo, é requerida atenção especializada no propósito da promoção, prevenção da saúde e manutenção da capacidade funcional levando a um envelhecimento bem sucedido e com qualidade de vida. Para tal, deve-se discutir o processo saúde-doença e as modificações de hábitos comportamentais do sujeito que envelhece, mas também preparar a família, profissionais e a sociedade para as especificidades dessa faixa etária.

A partir disso, a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Coordenadoria Especial do Idoso, em conjunto com o Programa Raimunda Moura para parkinsonianos, propõe a realização do 1° Simpósio de Envelhecimento e Longevidade com o objetivo de promover o desenvolvimento técnico-científico da temática saúde-doença, envelhecimento ativo e multidisciplinariedade.)

O evento ocorrerá no dia 01 de Setembro de 2017, com início às 7h30, no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret” (Al. Lucas Nogueira Garcez, nº 511 - Parque das Águas - Atibaia - SP), tendo como público alvo os estudantes e profissionais da área da saúde, com emissão de certificado aos participantes ao final do evento. As inscrições para o simpósio são gratuitas e devem ser feitas neste portal, no menu "Inscrição", entre os dias 28/07/2017 e 27/08/2017, ou até o preenchimento das 272 vagas disponíveis. Caso haja a necessidade de alteração na programação, as temáticas serão mantidas.